No Dia Mundial dos Pobres, Conselho Geral convida Conferências a darem mais visibilidade à caridade vicentina

0
4540

Conforme comentados em matéria anterior, neste ano, o DIA MUNDIAL DOS POBRES será celebrado em 15 de novembro, e terá como tema “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 36), segundo mensagem escrita pelo Papa Francisco. O DIA MUNDIAL DOS POBRES foi instituído pelo Vaticano em 2016, e a data é comemorada no penúltimo domingo do ano litúrgico.

Para o Conselho Geral, nós, da Sociedade de São Vicente de Paulo, mesmo em tempos de pandemia, podemos celebrar o DIA MUNDIAL DOS POBRES com eficácia e criatividade.

Entre as ideias apresentadas pelo CG, uma sugestão é nos aproximarmos, cada vez mais, dos movimentos pastorais de leigos em cada paróquia, realizando campanhas para arrecadar doações para as Conferências (não só alimentos, mas itens de higiene e limpeza, fundamentais nestes tempos de pandemia). 

Outra ideia é aumentar a visibilidade da SSVP na mídia das paróquias e das dioceses e intensificar o relacionamento com os empresários, os governantes e a mídia, mostrando o trabalho de caridade realizado pelas Conferências e obras sociais, a fim de gerar engajamento na comunidade.

Ao final da santa missa do dia 15 de novembro, por exemplo, valeria a pena, o presidente da Conferência apresentar a missão, a visão e os valores vicentinos, estimulando o recrutamento de novos membros ao convidar os paroquianos a ingressarem numa Conferência.

“De qualquer forma, o mais importante é dar testemunho do amor de Cristo junto aos mais carentes, vivendo a mensagem do Evangelho juntos, em comunidade, servindo a Cristo por meio dos pobres com amor, respeito, justiça e empatia. Assim, apenas com o nosso exemplo, podemos fazer muito pela causa vicentina e pelos mais pobres”, reafirma o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY