Festas juninas e julinas animam os vicentinos

0
909

O mês de junho é marcado pelas festas juninas no país todos e com vicentinos não é diferente! Os festejos em Unidades Vicentinas e Obras Unidas são tantos que por vezes extrapolam o mês. As participações vicentinas são variadas e com objetivos que vão desde a integração, de arrecadar verba para a manutenção das Unidades e Obras, como levantar fundos para ações específicas, como a viagem para o Fórum Nacional da Juventude.

A redação selecionou algumas delas para você conhecer!

Os idosos do Lar Divina Providência, em Ipatinga/MG, realizou nos dias 07 e 08 de junho sua 26ª Festa Junina. Um evento aberto à comunidade local e com as barracas comandadas pelos Conselhos Particulares vinculados aos Conselhos Centrais de Ipatinga e Bethânia, de Ipatinga/MG. São dois dias de festas com shows, comidas típicas, bingos e uma Ação entre Amigos. Em média a festa gira com a participação de cinco mil pessoas participantes e tem a participação dos idosos da Instituição, que hoje conta com 34 residentes.

No Lar São Vicente de Paulo de Tanabi/SP (Conselho Central de Tanabi – Conselho Metropolitano de São José do Rio Preto/SP), a já tradicional Festa Junina aconteceu no dia 24 de junho, no salão de eventos da Obra Unida. O evento contou com uma série de atividades que celebraram a cultura e fortaleceram os laços entre a comunidade local e os internos do Lar. A festa foi animada pelas apresentações de danças do projeto Raio de Luz, que encantaram os presentes com coreografias típicas das festividades juninas. Além disso, a reza do Santo Terço trouxe um momento de espiritualidade e reflexão, que é uma característica marcante dessas comemorações. O público pôde saborear uma variedade de comidas típicas de festa junina, proporcionando um verdadeiro banquete de sabores tradicionais. O evento foi uma oportunidade valiosa para a integração entre a comunidade e os internos do Lar São Vicente de Paulo. A interação e as conversas entre os visitantes e os residentes do Lar foram momentos de troca e fortalecimento dos vínculos, evidenciando a importância de ações como essa para a inclusão e a convivência social. A festa junina do Lar São Vicente de Paulo de Tanabi não só preserva tradições culturais, mas também promove a união e a espiritualidade, reforçando o compromisso da instituição com a comunidade local.

Comunidade e idosos se integram na festança do Lar de Tanabi

O Conselho Central de Fortaleza/CE realizou uma manhã junina no dia 30 de junho para receber e torno de 180 moradores em situação de rua, com direito a banho, bazar, refeição e muita festa música, com quadrilha e forró, no dia 30 de junho. Participaram diversas Conferências e Conselhos Particulares, além de voluntários. Tudo para deixar a festa bonita e animada para os convidados mais do especiais!

Festa em Fortaleza para pessoas em situação de rua

Ainda no Ceará, o tradicionalArraiá do Cumpadi Vicente” realizado pelo Conselho Central de Quixadá/CE, aconteceu no dia 29 de junho, com o tema “Zelo à Tradição”, com a participação de todos os Conselhos Particulares e Conferências, famílias assistidas e convidados, totalizando cerca de 200 pessoas no evento. Todos puderam se deliciar nas barracas de bebidas e de comidas típicas,, como mungunzá, pamonha, cocadas, bolos e doces.. A arrecadação é dividida entre os Conselhos Central de Quixadá e seus Particulares.

Arraiá do Vicente já é tradicional em Quixadá

Os festejos do Conselho Central Norte, em São José dos Campos/SP, começaram bem antes de junho. Os finais de semana de abril e maio (27 de abril a 26 de maio) foram de muito trabalho para a comissão de jovens do Conselho Central, que se empenharam no Arraiá do Frederico, uma festa junina tradicional da cidade realizada pelos vicentinos do Conselho Particular São José dos Campos/SP. Cerca de 20 jovens criaram um Ifood especialmente para a ocasião, com a venda de bolinho caipira, pastel e bebidas. Toda a renda revertida para a ida dos jovens ao Fórum Nacional da Juventude Vicentina.

Juventude animada fez até Ifood junino em São José dos Campos

E também tem festa para integrar os vicentinos. O Conselho Particular de Bom Conselho, em Pernambuco, realizou seu “Arraiá Vicentino” no dia 15/06, que reuniu os integrantes das Conferências vinculadas, além de seus familiares. A festa contou com comidas típicas e uma animada quadrilha.

Arraiá Vicentino em Pernambuco foi para animar as Conferências

A Comissão de Jovens do Conselho Central de São Carlos/SP também é animada e busca a integração entre os vicentinos. Por lá, todo ano é realizada uma festa julina comunitária: os Conselhos Particulares entram com as comidas e o Conselho Central, com os refrigerantes e descartáveis. O assessor espiritual abre a atração com a bênção e as orações e todo mundo se diverte com teatro, o casamento junino e quadrilha. Os vicentinos dessa parte do interior do Estado de São Paulo ainda conseguem empréstimo de tendas, brinquedos infláveis para as CCAs, além da música ao vivo com cantor sertanejo. O objetivo é de confraternização e fortalecimento dos laços de amizade dessa Rede de Caridade.

Em São Carlos também teve festa para animar e integrar a comunidade vicentina

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY