Começa hoje a Assembleia Internacional com eleição do novo Presidente-geral do CGI

0
2678

A partir de hoje, dia 12, até o dia 18, todos os olhares da comunidade vicentina internacional estarão voltados pela Roma, onde o Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) promoverá sua Assembleia Geral, que ocorre a cada seis anos. Na programação está a eleição do próximo Presidente-geral do CGI. A Assembleia será transmitida ao vivo pelo Facebook da Ozanam TV (www.facebook.com/ozanamtv).

Na Cidade Eterna, o local escolhido foi o Hotel Casa Tra Noi, que possui toda a infraestrutura necessária para o evento, como auditórios e capela. Hoje será realizado o Encontro Anual dos Vice-presidentes Territoriais, com a presença dos 12 Vice-presidentes. No dia 13, será a eleição do 17º Presidente-geral Internacional (há três candidatos concorrendo, inclusive o brasileiro Eduardo Marques. Clique aqui para saber mais sobre como o processo funcionará e quem são os candidatos). No dia 14, além da audiência papal, os participantes apreciarão algumas mudanças nos Estatutos Internacionais, que têm por objetivo deixar a SSVP mais moderna. No dia 15, os dirigentes do Conselho Geral apresentarão os seus relatórios de trabalho, com a votação de diversas resoluções.

Nos dias 16 e 17, será realizado o 1º Workshop para Presidentes Nacionais, ocasião em que os presentes poderão discutir temas como governança, juventude, solidariedade e espiritualidade vicentina. No último dia, 18 de junho, será realizado um encontro específico para os países que falam a Língua Portuguesa (chamado de “Cimeira Lusófona”).

O Presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Márcio José da Silva, já está em Roma para participar da Assembleia e inclusive terá momento de fala no Workshop, mostrando como está a SSVP Brasil, além de participar da eleição e participar das demais atividades.

Delegação do Brasil e integrantes da Ozanam TV já estão em Roma

Outros destaques do evento

Segundo o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, durante o evento ainda acontecerão outras atividades importantes. “Concederemos a Medalha “Caridade na Esperança” à Ordem de Malta Internacional. Serão assinados um acordo de cooperação institucional com a Ordem de Malta e uma “Carta de Intenções” com a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC). O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Dr. Paolo Ruffini, será homenageado com a entrega do “Prêmio Ozanam de Jornalismo”, em sua primeira edição”, conta.

O confrade Renato explica que serão lançados importantes documentos durante a Assembleia, como o “Relatório Global” (contendo informações sobre a presença da SSVP pelo mundo), a cartilha “Revitalização das Conferências Vicentinas” (apresentando sugestões para rejuvenescer os grupos de caridade) e o “Manual dos Comitês de Juventude” (para organizar melhor o movimento da juventude vicentina), além de dois livros: “Cartas Circulares” e e-book “Santidade nas Conferências Vicentinas”.

Momento de júbilo

A Assembleia Geral é um momento marcante na vida da Sociedade de São Vicente de Paulo, pois reúne os dirigentes vicentinos dos 154 territórios onde a entidade está presente, para debater temas relevantes, votar resoluções e, obviamente, eleger o novo Presidente-geral. É um momento de júbilo, de festa e de celebração para a nossa Sociedade.

“Durante o nosso mandato, procurei fazer o meu melhor, dedicando o meu tempo inteiramente ao Conselho Geral Internacional. Com apoio de uma diretoria fantástica, dos países e do staff de Paris, conseguimos avançar em diversos pontos do nosso planejamento estratégico. Foram sete anos de muito trabalho e desafios, mas também de muitas conquistas e realizações”, comentou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY