ANIVERSÁRIO DA SSVP: conheça trabalho da primeira Conferência do Brasil

1
8575
Parte da nova formação da Conferência São José, no Rio de Janeiro

Os cinco membros da Conferência São José, no Rio de Janeiro, carregam o peso da promoção social dos Pobres e da manutenção da história vicentina brasileira. Esta é a primeira Unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) do Brasil, implantada em 4 de agosto de 1872. Portanto, hoje é o aniversário de 148 anos dela e, consecutivamente, da SSVP no país.

A primeira Conferência que deu início à ‘rede de caridade’ brasileira segue em atividades. As reuniões estão sendo feitas on-line por causa da pandemia do novo Coronavírus, no entanto, antes dela, aconteciam na Igreja Santa Terezinha, bairro da Tijuca, toda terça-feira, às 19h.

Além das cinco famílias assistidas constantemente pela Conferência São José, os membros trabalham junto com as Irmãs Carmelitas Descalças na comunidade Vila Mimosa, um dos centros de prostituição carioca. A ação dos vicentinos é orientar as mulheres a mudarem de vida.

O pouco número de membros é o desafio para que a Unidade Vicentina possa entrar em outras frentes de trabalho. No entanto, os que perseveram na missão de servir aos Pobres são incansáveis. “Somos agraciados em participar da Conferência primaz brasileira, portanto, não medimos esforços em manter este trabalho que deu início à ‘rede de caridade’ que se alastrou por todo o país”, enaltece a consócia Anna Beatriz Dutra Lopes Guarilha, atual presidente da Conferência São José.

SONHO. A consócia Deise Celeste, membro da Conferência São José e que já foi presidentes dela, diz que um dos principais projetos dos associados é a criação de um memorial, onde os vicentinos pudessem visitar e conhecer a história da primeira Unidade Vicentina brasileira.

COMEMORAÇÃO. O aniversário de 148 anos de fundação da Conferência São José será celebrado com uma Missa na Igreja de Santa Terezinha, sábado (8), às 16h – Rua Mariz e Barros, 354 – Tijuca.

Início da SSVP no Brasil
Após as cerimônias religiosas em louvor a São Vicente de Paulo, celebradas na Capela da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro, no dia 19 de julho de 1872, alguns leigos foram convidados pelos padres Lazaristas para jantar no Seminário Diocesano de São José.
Naquele jantar se encontravam, entre outros, o conceituado médico Dr. Pedro Fortes Marcordes Jobim, o ilustre advogado Dr. Antônio Socioso Moreira de Sá e o Dr. Francisco Lemos Farias Coutinho – Conde de Aljezur – um fidalgo a serviço de D. Leolpodina, a imperatriz do Brasil.
Depois do jantar, um dos presentes, motivado, talvez, pelas celebrações em louvor ao ‘Pai da Caridade’, referiu-se às maravilhosas obras que, em diversos países, a Sociedade de São Vicente de Paulo vinha desenvolvendo em favor dos Pobres, e acrescentou que estava realmente surpreso em saber que não existia, ainda, uma Conferência Vicentina instalada no Brasil – o grande país católico da América do Sul, onde as condições de vida dos menos afortunados reclamavam de imediato a ação caritativa.
Diante de tais ponderações e movidos por inspiração divina, o Conde de Aljezur, o fundador da primeira Conferência em Portugal, e os confrades Pedro Jobim e Antônio Secioso, que já haviam frequentado Conferências na Europa, decidiram, então, fundar uma em terras brasileiras.
E, assim, no dia 4 de agosto de 1872, instalava-se, no Seminário Diocesano do Rio de Janeiro, a Conferência São José, a primeira do Brasil que, além de seus fundadores, contava ainda com outros confrades.
Durante a sessão foi eleito presidente o confrade Aljezur, que nomeou os confrades Pedro Jobim, para secretário, e Antônio Secioso para tesoureiro.
A Conferência de São José foi agregada em 16 de novembro de 1872, embora algumas publicações considerem 16 de dezembro de 1872 como a data de agregação.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

1 COMMENT

  1. Estando no Rio de Janeiro, em 3/05/2016, tive o privilégio e a alegria de visitar a CONFERÊNCIA SÃO JOSÉ, localizada na Basílica Santa Teresinha, da Tijuca. A Conferência São José foi a primeira do Brasil, fundada em 4 DE AGOSTO DE 1872. Muito obrigado pelo carinho e bela acolhida que tive! Um presente de Deus para mim (mais um!).

LEAVE A REPLY