As sugestões devem ser feitas a partir da Regra edição 2015

 

Sugestões que possam melhorar o conteúdo e redação da Regra – principal documento da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) – serão analisadas pela equipe de estudo e mudança do documento. Neste processo, todos os vicentinos brasileiros podem e devem participar. Basta formular a proposta e remetê-la ao Conselho Metropolitano da área onde mora. O prazo vai até o próximo dia 31 de julho.

Ao formular uma sugestão de modificação de texto do atual regulamento, o confrade ou a consócia deverá citar o artigo, o parágrafo ou inciso, o assunto e a página da Regra editada em 2015, e escrever a sugestão, elaborando uma nova redação. Ainda é preciso colocar em destaque a mudança sugerida (Baixe AQUI o modelo de formulário que pode ser usado).

A consócia Vera Lucia dos Santos e Santos é a organizadora da equipe de estudo da Regra. Ela dá quatro orientações importantes aos vicentinos que querem propor alterações no documento:

1) As sugestões não devem ter cunho pessoal, mas devem estar em acordo com o carisma vicentino, com as leis vigentes no Brasil, e em concordância com o Regulamento Internacional. As mudanças são necessárias de acordo com a realidade atual do mundo onde vivemos. Precisamos adequar às necessidades atuais e reais, mas não podemos fugir dos princípios fundamentais da SSVP.

2) A intenção é fazer com que a Regra seja mais didática e mais enxuta, sem alterar seu conteúdo. É uma mudança de adequação, sem, contudo, alterar os princípios fundamentais da SSVP e seu carisma.

3) Os confrades e consócias precisam estar cientes de que nem todas as sugestões serão contempladas no Regulamento, uma vez que serão aprovadas por meio de votação em Plenária pela diretoria votante do CNB e pelos presidentes dos Conselhos Metropolitanos. Após essa aprovação, será encaminhada ao CGI (Conselho Geral Internacional) para aprovação final.

4) As sugestões poderão ser enviadas em nome da Unidade Vicentina, ou seja, em nome da Conferência, do Conselho Particular, da Obra Unida…;

MOTIVAÇÃO

Consócia Vera Santos
Consócia Vera Santos

“Participem com o máximo de sugestões possíveis! É momento de renovação!”, com este convite, a consócia Vera incentiva a atuação vicentina no processo.

Aos Conselhos Metropolitanos (CMs), ela pede a divulgação do tema para que todas as Conferências tomem ciência do estudo e possam enviar as sugestões. Também é papel do CM “formar uma equipe para orientar, cobrar e recolher as sugestões em sua área de atuação. Esta equipe poderá ser o próprio Departamento de Normatização e Orientação (Denor), ou orientada por este”, explica a organizadora. Ela, por fim, sugere que se o assessor Espiritual da Unidade for da Família Vicentina, que ele também integre a equipe.

MATERIAIS IMPORTANTES

Cronograma das atividades. BAIXE AQUI

Equipe de estudo. BAIXE AQUI

Representantes Regionais para a mudança da Regra. BAIXE AQUI 

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY