O Conselho Nacional do Brasil lançou nesta segunda-feira, dia 15, o edital para o programa Projetos Sociais 2024, com um investimento de R$ 400 mil. As inscrições para os Projetos das Conferências e Conselhos para ações de promoção social de assistidos já estão abertas desde a data da publicação e vão até as 23h59 do dia 30 de junho.
O edital e formulários para as inscrições já estão disponíveis no site, por meio do link https://ssvpbrasil.org.br/projetos-sociais/. Na Reunião Plenária deste ano foi lançado um desafio para que cada Conselho Metropolitano inscreva, pelo menos, quatro projetos para seleção posterior.
“A ideia dos Projetos Sociais é levar para as famílias assistidas contempladas a esperança. A esperança da mudança de estrutura, da qualidade de vida através da realização do sonho daquele pai, mãe ou jovem atendido”, explica o 4º Vice-presidente, Mário Lucas de Brito Junior.
Para que o Projeto Social desenvolvido na família assistida dê certo, Mário destaca que ela precisa estar envolvida em todo o processo. “Em consonância com o nosso Ano Temático, que fala da escuta, a Conferência precisa não só ouvir, mas escutar os anseios do assistido para que essa mudança realmente aconteça. Quando a Conferência vai visitar aquela família é preciso conversar, ver quais são as suas habilidades, seus sonhos, o que aquela pessoa gosta de fazer e através desse sonho, desse objetivo, dessa habilidade dela nós vamos montar um Projeto Social, para que ela possa ser uma empreendedora, possa se reestruturar, fazer um curso de profissionalização, por exemplo, ou obter os equipamentos para o trabalho. Isso leva esperança, faz com aquele pai de família, mãe ou jovem se torne protagonista dentro da sua casa”, explica.
O Presidente do CNB, Márcio José da Silva, ressalta a importância de se investir em projetos que visem tirar os Pobres da situação de vulnerabilidade. “Hoje só a cesta básica não resolve, precisamos ir além! Por isso, Orçamento do Conselho Nacional do Brasil neste ano aumentou para R$ 400 mil o valor investido nos Projetos Sociais, que vão atender as nossas famílias assistidas e aos Pobres em todo o Brasil. É importante que todos mandem as propostas para que ajudemos efetivamente romper o ciclo da pobreza para nossos assitidos”, destaca o presidente.