Se algum curto-circuito provocasse um incêndio no Lar São Vicente de Paulo, os idosos ficariam à mercê da própria sorte, por causa da falta de hidrantes para combaterem o fogo. Mas isso foi até 2012. Desde então, o problema foi resolvido com auxílio dos Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil, uma iniciativa que visa a promoção e qualidade de vida dos assistidos.
A diretoria do Lar, que fica na cidade de Umuarama (PR), criou um projeto e pediu recursos ao CNB. Ele foi aprovado e recebeu R$10 mil. “A gente espera nunca precisar usar os hidrantes, no entanto, se uma fatalidade ocorrer, teremos como evitar uma tragédia maior”, explica o confrade Ivan Ruiz Belice, presidente do asilo na época quando o projeto foi aprovado.
O equipamento é uma exigência do Corpo de Bombeiros para a segurança dos internos. “Quando o CNB concordou em destinar os recursos, ele demonstrou a preocupação dele com nossos internos”, diz Belice.
A Obra Unida existe desde 1967 com atendimento médio a cem idosos. A direção do Lar – em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal, e do Corpo dos Bombeiros – propôs o Projeto Social.
O Projeto Implantação de Hidrantes foi executado por profissionais técnicos competentes, responsáveis, que acompanharam o desenvolvimento do mesmo, passando informações e orientações, atendendo de maneira efetiva nas questões pertinentes à implantação dos equipamentos.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL