Projeto Mãos Habilidosas: Tecendo Futuros transforma vidas e comunidades através da arte e do artesanato

0
153

O Projeto Social Mãos Habilidosas: Tecendo Futuros, idealizado pela Conferência Nossa Senhora do Carmo, do Conselho Metropolitano de Fortaleza, vem transformando vidas e comunidades através da arte e do artesanato. 

Com o objetivo de complementar a renda doméstica e implementar uma fonte de renda, o projeto capacita assistidos, preferencialmente mulheres e aqueles que demonstrem aptidão, na formatação de acessórios para agregar valor a produtos industrializados, confecção de peças em crochê e flores em tecido para adorno em ambientes residenciais e comerciais como itens de decoração.

A pequena Sara Vitória Soares Parente, 10 anos, conheceu a iniciativa através da mãe, que é uma das instrutoras do Projeto: “desde que comecei a participar, percebo que o projeto tem muito a contribuir. Ele vai me ajudar a melhorar minha vida, então é uma experiência enriquecedora.”, comenta Sara.

O projeto acontece no bairro Muriti, em Crato, onde o perfil socioeconômico apresenta altas taxas de subemprego e grande dependência de benefícios sociais. O projeto visa a melhoria da qualidade de vida pela inserção dos beneficiários na vida comunitária, convertendo a aprendizagem em aumento da renda financeira familiar mensal.

Maria do Socorro Sousa da Silva, participante do projeto, relata que: “quando entrei no projeto, estava passando por um momento difícil e sentia que estava entrando em depressão. Mas a cada encontro, sinto que minha mente está se recuperando. Aprender novas habilidades, como o crochê, tem sido revitalizante. É como um escape, algo que ninguém pode tirar de nós. É o conhecimento, que é para a vida inteira.”

Auricelia Anselmo Gonçalves, outra participante, destaca que “o projeto começou com o crochê, mas já estamos pensando em expandir para outras atividades, como a confecção de sandálias e até mesmo a customização de miçangas. Futuramente, podemos criar uma comunidade de artesãos para expor nossos trabalhos em eventos locais. É uma oportunidade de aprendizado contínuo e de integração com a comunidade.”

Eleide Bezerra Fernandes, artesã e participante do projeto, destaca a importância da aprendizagem contínua e do compartilhamento de conhecimento com a comunidade. “Além de trabalhar com pinturas e artesanatos, vejo no projeto uma oportunidade de melhorar a qualidade dos meus produtos e do meu negócio, além de contribuir para o desenvolvimento local. Gosto muito de participar do projeto, que não beneficia apenas a minha vida, mas também a vida das famílias da comunidade.”, finaliza Eleide.

O Projeto Mãos Habilidosas tem impactado positivamente a vida de seus participantes, oferecendo não apenas aprendizado e geração de renda, mas também esperança e revitalização. Um exemplo inspirador de como a arte e o artesanato podem transformar realidades e tecer futuros promissores.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY