Primeira Semana da Ecafo estreia com Doutrina Social

0
4510

Estava tudo pronto. Desde novembro do ano passado, a coordenação nacional da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (Ecafo) programava uma semana de formações e encontros para este mês de agosto. Só que no meio do caminho, teve uma pandemia. O Departamento precisou se reestruturar e pensar em como promover a atividade, respeitando as medidas de isolamento social. A resposta veio da internet.

Como a rede tem ganhado ainda mais peso no papel de aproximar as pessoas e de se chegar até elas em tempos de Coronavírus, a Semana Nacional da Ecafo tem sido on-line. A coordenação só não quis seguir a modinha das lives, porque queria que os materiais fossem mais dinâmicos, com informações diretas e que os vicentinos tivessem a oportunidade de assistir onde e quando quisessem.

O modelo definido foi por meio de vídeos, gravados em parceria com o padre Joelson Sotem (Congregação da Missão-CM), coordenador nacional da Família Vicentina. Eles estão sendo disponibilizados desde segunda (17), às 8h, na página SSVP Brasil (Facebook) e no canal SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo – Brasil (YouTube), ambos meios de comunicação oficiais do Conselho Nacional do Brasil (CNB).

Só o primeiro vídeo já teve mais de 1.2 mil visualizações. Acabou que, de uma semana de formação, serão agora duas. As gravações serão postadas de segunda a sexta, de 17 a 21, e de 24 a 28 de agosto.

TEMA

Equipe da Ecafo durante reuniões para a preparação da Semana

As formações da Semana Nacional da Ecafo são sobre o módulo Doutrina Social da Igreja. “Este é um dos temas mais complexos, e o que os vicentinos mais têm dificuldades em estudar, no entanto, queremos mostrar que nada é difícil para quem tem o desejo de aprender”, estimula a consócia Cristiane Nogueira, coordenadora nacional da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam.

A metodologia de vídeos com média de 15 minutos, segundo Cristiane, visa prender a atenção do público a assisti-los até o fim. Eles são legendados, facilitando a assimilação dos vicentinos com dificuldades auditivas. “Estamos mostrando com uma linguagem bem simples que a Doutrina Social da Igreja vai muito além de um conjunto de palavras difíceis. Ela é um meio importante de estimular os cristãos na luta pela justiça social”, defenda a consócia.

INÉDITO

Padre Joelson, o formador, diz que produziu um material inédito, totalmente voltado para o público vicentino. “A cada programa, a gente mostra que a Doutrina Social faz parte da nossa vida e é forma de igualar em dignidade todos os filhos de Deus”.

Ele também explica o que significa o termo: “a Doutrina Social da Igreja Católica é um conjunto de princípios, critérios e diretrizes de ação com o objetivo de interpretar as realidades sociais, culturais, econômicas e políticas, determinando se elas estão de acordo ou não com os ensinamentos do Evangelho sobre a pessoa humana”.

SATISFAÇÃO

O formato da Semana Nacional da Ecafo tem agradado o público. “Muito gratificante saber que estamos formando Brasil afora sobre um tema tão importante. E padre Joelson está mandando bem demais”, elogiou um vicentino. “É um material que vai ficar aí por tempo indeterminado (meses, anos, décadas), e sempre será atual”, completou outro.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY