Irmã Vicentina pede olhar de misericórdia aos ‘invisíveis sociais’

0
3675
Formação conduzida pela Irmã Carolina Mureb

A formação do III Encontro do Departamento Missionário, promovido neste final de semana em Vespasiano (região metropolitana de BH/MG), é aplicada sob três vertentes: ‘O olhar para si’, ‘O olhar para a Missão’ e ‘O olhar para o outro’. Este último foi tema da palestra da Irmã Carolina Mureb (Filha da Caridade-FC).

A consagrada ponderou que o ‘olhar para o outro’ dentro do Carisma Vicentino não é um processo fácil pois, o outro (os Pobres) foge dos padrões tradicionais de estética, porque diante das inúmeras dificuldades da vida, eles se revestem de um aspecto considerado repulsivo, às vezes de dor, fome ou sujeira.

Para Mureb, eis o motivo do trabalho diferenciado dos membros da Família Vicentina. “A sociedade normalmente vê os Pobres com um olhar que os marginaliza e os culpabiliza. Se nós, vicentinos, nos propomos a servir, o nosso jeito de olhar tem que ser diferente; nós precisamos enxergar e dar voz àqueles que são invisíveis para a sociedade”.

A Filha da Caridade ainda alertou que o trabalho da caridade somente é efetivo se praticado com despojamento e desinteresse. “Eu tenho que ajudar o meu irmão porque ele precisa e, não, para ficar com a consciência tranquila. Devo atender à necessidade dele e, jamais, a minha de me promover e me satisfazer”.

OLHAR PARA A MISSÃO

Padre Joelson Sotem

Padre Joelson Sotem é da Congregação da Missão, Ramo da Família Vicentina fundado por São Vicente de Paulo. Ele lembra que o fundador chegou a fazer mais de 500 Missões, porque Vicente entendia a relevância delas no serviço de animação dos cristãos.

Aos missionários vicentinos, Sotem disse: “Tão sublime é a nossa Missão de evangelizar e servir os Pobres, porque este é um chamado de Jesus Cristo. Eu, particularmente, admiro de forma especial cada um de vocês, que são pais e mães de família, trabalham, estudam e se dedicam ao Evangelho, servindo nos diversos lugares por onde vão”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY