Hoje é Dia da Nossa Senhora da Rosa Mística

0
436

Hoje celebramos o dia da Nossa Senhora da Rosa Mística, padroeira da Região 2. Reconhecida por suas aparições que datam de 1947, na Itália, para a enfermeira Pierina Gilli, Nossa Senhora da Rosa Mística tornou-se uma figura de profunda devoção e inspiração.

Aparições e Mensagens

As aparições de Nossa Senhora da Rosa Mística ocorreram em Montechiari e Fontanelle, na Itália. A enfermeira Pierina Gilli testemunhou a primeira aparição em 1947, onde a Virgem apareceu com três espadas no coração, simbolizando a necessidade de oração, penitência e expiação. Em uma segunda aparição, as espadas transformaram-se em rosas, representando a oração, expiação e sacrifício, e a penitência.

Essas aparições foram inicialmente recebidas com ceticismo, mas ao longo do tempo ganharam reconhecimento e foram associadas a diversos milagres e curas. Em 2001, o bispo de Brescia organizou a dispensa dos sacramentos e do culto mariano em Fontanelle, e em 2019, o local foi proclamado “Santuário Diocesano Rosa Mística – Mãe da Igreja”.

Significado das Espadas e Rosas

Maria Margarete Santos, Vice-Presidente para a Região 2, explicou o significado das espadas e rosas. Uma espada simboliza a escassez de vocações, outra representa os pecados mortais dos religiosos e a última o sofrimento dos sacerdotes que cometeram traição semelhante à de Judas. Quanto às rosas, a branca representa o espírito de oração, a vermelha a expiação e sacrifício, e a dourada a penitência.

Designação e Consagração

Nossa Senhora da Rosa Mística foi designada padroeira da Região 2 em 1991, durante um período de transformações na SSVP Brasil, influenciado pela Juventude Vicentina. Os Conselhos Metropolitanos foram regionalizados, e cada região foi consagrada a uma Nossa Senhora. A Região 2 inclui os Conselhos Metropolitanos de Governador Valadares/MG, Ouro Preto/MG, Caratinga/MG, Juiz de Fora/MG, Rio de Janeiro/RJ, Volta Redonda/RJ e Barbacena/MG.

A consagração à Nossa Senhora da Rosa Mística é expressa na seguinte oração:

“Ó, Maria Santíssima, Senhora Rosa Mística, eu me consagro inteiramente a vós.

Consagro-vos o meu entendimento, para que eu possa sempre vos amar.

Consagro-vos a minha língua, para que eu possa sempre vos louvar.

Consagro-vos o meu coração, para que eu seja totalmente vosso.

Recebei-me, ó, Mãe incomparável, no ditoso número de vossos servos.

Acolhei-me debaixo de vossa proteção, socorrei-me em minhas necessidades temporais e espirituais e, sobretudo, na hora da minha morte.

Abençoai-me e fortalecei a minha fé para que, amando-vos nesta vida, eu possa contemplar para todo sempre a vossa face, no céu.

Amém.”

Devoção Reconhecida pelo Vaticano

Em uma recente carta aprovada pelo Papa e assinada pelo Cardeal Victor Manuel Fernandez, a Secretaria para a Doutrina da Fé afirmou que as mensagens de Pierina Gilli não contradizem o ensinamento da Igreja sobre fé e moral. O documento ressalta aspectos positivos das mensagens e proporciona um “sinal verde” para a experiência espiritual de Nossa Senhora da Rosa Mística. A carta destaca a importância de entender a cooperação de Maria como intercessão materna e não como um moderador da justiça divina.

Para mais informações, confira a matéria “Vaticano afirma que devoção a Rosa Mística não contradiz fé e moral cristã” no site da Canção Nova.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY