Departamento Missionário realiza seu 5º Encontro Nacional

0
308

Nos dias 28 a 30 de junho, a cidade do Rio de Janeiro/RJ acolheu o 5º Encontro Nacional do Departamento Missionário, realizado no Instituto São Francisco Sales. O evento reuniu 110 participantes de 33 dos 34 Conselhos Metropolitanos (CM) da SSVP, além de membros da Diretoria do Conselho Nacional, para um fim de semana de intenso aprendizado, espiritualidade e confraternização.

David Alves Faria, Coordenador do Departamento Missionário, ressaltou a importância do departamento missionário na revitalização e fortalecimento da SSVP. “A missão do Departamento Missionário é fortalecer e revitalizar a Sociedade de São Vicente de Paulo, entendendo que uma SSVP forte possibilita que os Pobres sejam melhor cuidados. Então essa é a maravilha do Departamento Missionário, porque ele cuida de quem cuida”.

“Nós Temos um Sonho”

O encontro abordou uma tríade temática de conversão, discernimento e decisão, proporcionando momentos profundos de espiritualidade, reflexão, formação e confraternização. Dom Gabriel Marchesi, bispo da Diocese de Floresta/PE, juntamente com Márcio José, atual presidente nacional, Ada Ferreira e Cristian Reis, conduziram palestras e oficinas que inspiraram e motivaram os participantes a mergulharem na mística missão

O evento culminou com o lançamento do projeto “Nós Temos um Sonho”, voltado para a revitalização, reestruturação e fundação de novas conferências em todo o país. “Esse projeto é focado no fortalecimento das nossas bases, pois são elas que fazem toda a mágica de cuidado e assistência acontecer”, explicou David

Juventude Missionária

Para Maria Clara Ferreira, Tesoureira do Conselho Metropolitano de Diamantina, o encontro foi uma oportunidade de agregar conhecimento teórico ao prático, adquirido durante missões anteriores. “O que me motivou a participar do encontro foram as histórias inspiradoras que escutei durante a missão em Diamantina. Agora, estou com várias ideias e planejamento para o segundo semestre de 2024”, disse Maria

A jovem, de 21 anos, destacou a importância da parceria entre a juventude e os membros mais experientes da SSVP. “A juventude tem aquela energia de querer fazer um milhão de coisas, mas precisamos das pessoas mais experientes para direcionar o que fazer. É necessário trilhar os caminhos juntos”, afirmou.

Desafios e Expectativas Futuras

David Alves Faria apontou como principal desafio a compreensão de que todos os vicentinos são missionários, independentemente de fazerem parte do Departamento Missionário. “Nosso sonho é que, no futuro, o Departamento Missionário não seja mais necessário, pois todos os vicentinos terão assumido seu papel como missionários”, conta o Coordenador. 

O projeto “Nós Temos um Sonho” simboliza essa visão, incentivando a criação e revitalização de conferências em Conselhos Particulares. “O foco é a razão única para que a SSVP seja fortalecida são os nossos mestres e senhores, os Pobres”, ressaltou David.

O 5º Encontro Nacional do Departamento Missionário reforça a importância do trabalho missionário e inspira os participantes a continuarem sua missão com vigor e entusiasmo. A mensagem principal do encontro, nas palavras de David, é clara: “ser vicentino é sinônimo de ser transformador. Pequenas ações podem causar uma grande transformação no mundo”, ressalta o confrade.

Os participantes saíram do encontro com a missão de realizar ações concretas para fortalecer a SSVP. A revitalização das conferências e a expansão para novas áreas são passos cruciais para que a SSVP continue a crescer e a ajudar cada vez mais pessoas necessitadas. O Departamento Missionário, embora jovem, já demonstra um impacto significativo na vida de muitos e continua a inspirar vicentinos de todo o Brasil a serem agentes de transformação em suas comunidades.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY