Fisioterapia que inspira – Parabéns aos fisioterapeutas dos Lares Vicentinos

0
2453

Manter uma vida ativa é essencial para a saúde, e isso vale também para a terceira idade

Hoje, 13 de outubro, é celebrado o Dia do Fisioterapeuta, e a SSVP aproveita para parabenizar esses profissionais que tanto auxiliam na saúde dos idosos moradores dos Lares Vicentinos.

Manter uma vida ativa é essencial para a saúde, e isso vale também para a terceira idade! Com o passar da idade, é natural que nosso corpo e mente sofram grandes mudanças. Flexibilidade, força e fôlego parecem não ser mais os mesmos e até é comum aparecerem algumas patologias.

Para nos ajudar a ficarmos bem longe desses problemas e envelhecermos de maneira saudável é que trabalham os fisioterapeutas. Idosos que praticam algum tipo de atividade física têm menor risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial, perda de força muscular, depressão e demência. Idosos hi9pertensos e diabéticos são extremamente beneficiados. A autoestima também melhora e a socialização, pontos muito importantes para os moradores dos nossos lares.

O Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo, de Goiânia, GO, publicou no Facebook da Instituição um vídeo bastante inspirador (veja abaixo), que nos dá uma ideia de como os exercícios podem ser adaptados, de acordo com a idade dos idosos e com os materiais disponíveis.

Vídeo compartilhado no Facebook pelo Abrigo dos Idosos São Vicente de Paulo, de Goiânia, Goiás, mostrando atividades de fisioterapia

De acordo com a fisioterapeuta Karol Aires, especializada em fisioterapia geriátrica, a fisioterapia gerontológica trabalha com uma abordagem integral e humanizada do idoso, levando em conta as particularidades do processo de envelhecimento. “É preciso valorizar a singularidade do idoso, abordando toda a sua história e considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais”, explica.

Emília Zampieri, da redação do DECOM

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY