Filhas da Caridade buscam ajuda da Família Vicentina para ampliar os serviços oferecidos em Minas Gerais

0
1752

As irmãs das Filhas da Caridade, responsáveis por diversas ações e parceiras em projetos da  Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), buscam ajuda para manter o Hospital Imaculada Conceição, localizado em Curvelo/MG. A Companhia surgiu no século XVII, fundada por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. Elas seguem os Conselhos Evangélicos de pobreza e castidade, voltada a servir aos pobres.

As irmãs das Filhas da Caridade dedicam as suas vidas e obras para atender hospitais, casas de atendimento à infância, escolas, albergues, centro para pessoas que sofrem algum tipo de dependência ou necessidades especiais. Atualmente elas representam 12.393 religiosas em todo o mundo, em 1516 comunidades e em 96 países.

No Brasil, não é diferente. As Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo são responsáveis por administrar o Hospital Imaculada Conceição de Curvelo, em Minas Gerais. “Ele é uma entidade civil de Direito Privado, sem fins lucrativos e com caráter beneficente, assistencial e filantrópico, criado para atender os doentes da Gripe Espanhola em 1920”, contextualiza a diretora financeira do hospital, Irmã Maria Luiza de Andrade.

A instituição foi doada às Filhas da Caridade em 1963 e conta com 100 leitos operacionais, 12 de observação clínica de Pronto Atendimento, 10 de observação de trauma e 4 leitos de Pré-parto, Parto e Puerpério, empregando 411 funcionários e um corpo clínico composto por 103 profissionais. “As Irmãs Vicentinas estão à frente do Hospital, atuando em diversos setores, desde o trabalho direto com os pacientes até serviços na cozinha, lavanderia e outros”, exemplifica a Irmã Maria Luiza.

Nos últimos anos, as irmãs buscaram novos esforços para aprimorar e diversificar os serviços oferecidos pelo hospital. “Estabelecemos parcerias para expandir a infraestrutura do Bloco Cirúrgico, criar um centro de imagem, dobramos a quantidade de leitos de UTI e, durante a pandemia do coronavírus, ampliamos os leitos de CTI e enfermaria para atender ao grande volume de pacientes da Covid-19”, conta.

Mas, para continuar atendendo os pacientes e levando conforto àqueles que precisam da sua ajuda, as Filhas da Caridade contam com ajuda de terceiros e doações para manter as atividades no hospital. “Desejamos proporcionar um novo impulso ao Complexo Hospitalar, fiel a sua proposta de ser um hospital confiável e resolutivo, prestando assistência humanizada com qualidade e segurança”, explica a Irmã.

Atualmente, elas buscam por ajuda para levar mais ajuda aos necessitados. “Qualquer ajuda é bem-vinda, desde o preparo de alimentos oferecidos no hospital até o atendimento aos pacientes internados”, reforça Maria Luiza. Segundo dados de 2021, o hospital atendeu 74.912 pacientes, entre eles, 16.900 no Centro Oncológico.

Para conhecer mais sobre as ações realizadas pelas Filhas da Caridade no Complexo Hospitalar Imaculada Conceição e saber como ajudar, acesse o site: www.hospitalimaculada.org.br 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY