SSVP italiana está ajudando vítimas do terremoto

São duas frentes: arrecadação de itens de primeira necessidade, como roupas, remédios e alimentos e campanha de doação de recursos.

0
2253
Amatrice foi a principal cidade atingida pelo terremoto na Itália.

Na quarta-feira, 24 de agosto, um fortíssimo terremoto de 6.2 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália, destruindo casas e prédios e matando, até agora, 281 pessoas, a maioria (211) na cidade de Amatrice. Há cerca de 2.500 desabrigados e 388 feridos, sendo tratados em hospitais.

O site SSVPBRASIL conversou com o presidente da Federação Nacional Italiana da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Antonio Gianfico, com o objetivo de saber as ações que os vicentinos do local estão desempenhando.

Antonio Gianfico, presidente da SSVP na Itália.
Antonio Gianfico, presidente da SSVP na Itália.

Gianfico disse que está em contato com todos os presidentes vicentinos da região atingida e que foi criado um grupo de email para facilitar o troca de informações.

Decidiram, em uma frente, iniciar uma campanha para arrecadar gêneros de primeira necessidade: roupas, remédios, alimentos. Tudo está sendo entregue à defesa civil italiana.

Em outra frente, disponibilizaram uma conta bancária, no Banco Prossima, para arrecadar doações em dinheiro. “Estamos recolhendo esses fundos e, depois, com uma atenta leitura das necessidades, vamos empregá-los”, disse o presidente nacional da SSVP na Itália.

A preocupação dele é a mesma que tiveram os dirigentes vicentinos no Brasil, quando houve o rompimento da barragem de mineração em Mariana (MG). Apesar de muitas doações de roupas e alimentos terem sido feitas, existem necessidades que aparecem com o passar dos dias e meses, e aí já não existe tanta mobilização por parte da população para ajudar os atingidos.

Gianfico informa que a estrutura do governo, com bombeiros e defesa civil, tem funcionado bem no local do desastre e que, por isso, não são necessários voluntários vicentinos para remover, por exemplo, os escombros. Mas os presidentes regionais da SSVP na Itália estão em contato com todas essas instituições oficiais ajudando no que é solicitado.

Terremoto muda programação do Jubileu do Voluntariado

O presidente Gianfico também comentou que no próximo sábado, 3 de setembro, a SSVP participará na Praça de São Pedro, em Roma, do Jubileu do Voluntariado. Em respeito às vítimas, decidiram eliminar da programação do evento, a parte de animação e o show que haveria à noite.

Conta para doações:

Banco Prossima
IBAN: IT23M0335901600100000018852
Federazione Nazionale Società di San Vicenzo de Paoli
Swift code: BCITITMX

Fonte: Da Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY