Encontro da Região 4 discute a visita aos Pobres

0
1882

O Encontro da Região 4, realizado de 14 a 16 de outubro, em São José dos Campos, reuniu cerca de 150 pessoas, entre presidentes de Conselhos Metropolitanos, Centrais, representantes de departamentos, comissões e do Conselho Nacional do Brasil (CNB), para discutir a visita aos Pobres. Durante um final de semana, os presentes conversaram sobre como tornar as visitas mais afetivas e efetivas.

O Encontro foi marcado por diversas dinâmicas, momentos espirituais e palestras. Entre elas, “A visita e o Pobre na ótica de São Vicente de Paulo”, ministrada pelo Padre Edson; “A visita e o Pobre na ótica de Ozanam”, com os confrades Thião e Sideny; “A mística da visita aos Pobres”, pelo confrade Carlos Henrique David, o Kaike, que será o autor do livro do Ano Temático de 2023. 

Uma mesa redonda foi realizada com a presença de representantes do CNB, Elizabete Maria Castro, a Bete (1ª Vice-presidente), Padre Emanoel Bedê (Assessor Espiritual do CNB), Gustavo de Oliveira (Coordenador Nacional do Decom) Márcio Silva Júnior (CJ – Região 4), Leandro Ávila (CCA – Região 4), Valdir Aparecido Alves (Denor – Região 4), Viviane Angélica Olivatti Ribeiro e Larissa dos Santos Batista (as duas representantes da Ecafo – região 4), Mirlene Reis (Missões – Região 4) e o confrade Kaíke, que, juntos, falaram como os departamentos e o CNB podem ajudar a trabalhar a visita aos Pobres e responderam perguntas dos participantes sobre o tema.

Entre as dinâmicas, foi realizada conversa em grupos dos departamentos e presidentes de CM e CC sobre o tema do evento e as possíveis ações concretas para executar em nome dos Mestres e Senhores, que contou ainda com a participação da consóscia Ana Paula Alves de Lima, Vice-presidente para a Região 7, fortalecendo a troca de experiências também entre as regiões. 

Outra dinâmica bastante comentada foi uma tenda de visitação, onde, ao entrarem, os participantes se encontravam consigo mesmos, por meio de espelho, com os Pobres, por meio de fotos e com o Divino, no ostensório com Jesus eucarístico, na relíquia. A proposta era refletir sobre onde encontramos Deus. 

“Foi um final de semana de muito aprendizado, troca e reflexão. Ver que os presidentes dos Conselhos Metropolitanos e Centrais estão em sintonia, dividindo as mesmas falas, assim como os coordenadores de departamentos e o CNB é muito bom. Ver que todos pensam em como melhorar nossas visitas, como chegar aos Pobres de maneiras efetivas, afetivas e priorizando nossa vocação é animador. Creio que todos saíram com essa missão e com os corações revigorados. Só tenho a agradecer pelos momentos e entrega de todos, em especial aos presidentes dos CM’s, que vestiram a camisa, conduziram as discussões e dinâmicas e se entregaram para que o nosso Encontro acontecesse e fosse um sucesso”, avalia a Vice-presidente para a Região 4, consócia Luciana Moreira.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY