No último final de semana, 15 a 17 de março, a Rede de Afeto realizou seu encontro anual com o objetivo de cuidar não apenas dos pacientes atendidos, mas também dos profissionais que dedicam suas vidas a esse trabalho. Com uma programação cuidadosamente elaborada, o evento reuniu psicólogos voluntários de diversas regiões do Brasil na sede do Conselho Nacional do Brasil (CNB), no Rio de Janeiro/RJ.
Entre as discussões do encontro, os participantes discutiram sobre a melhoria das condições de atendimento da Rede, o fortalecimento das relações entre os profissionais, o aprimoramento do vínculo com o projeto e o desenvolvimento do trabalho em grupo. “Ao longo do evento, pudemos refletir sobre as experiências e compartilhar aprendizados.”, fala a participante Adriana Sanatana, que trabalhou com a equipe gestora do evento.
A programação incluiu momentos de oração, dinâmicas de apresentação, oficina de vivência e introspecção, além de uma palestra conduzida pelo Pe. Eric de Carvalho, CM, reitor do Santuário da Medalha Milagrosa, com o tema “Dores do afeto/chagas existenciais”.
“O evento foi marcado pela leveza e flexibilidade, com uma programação que evitou muitas palestras e o fechamento entre quatro paredes, proporcionando momentos de interação e reflexão.”, falou outro membro da organização, Ingrid Teixeira.
No sábado, os participantes também tiveram a oportunidade de participar da palestra e exposição das obras de Ocí Ferreira, artista plástica, poetisa e ativista da mulher, com o tema “A Força do Feminino”.
“Ao término do encontro, o principal aprendizado foi a certeza de que, em todos os tempos, Deus intervém para curar as dores e libertar as pessoas de suas escravidões. Como profissionais da saúde mental, os psicólogos da Rede de Afeto se veem como instrumentos de Deus, acolhendo incondicionalmente seus clientes e pacientes em seus processos de vida.”, comenta uma das colaboradoras da equipe gestora do evento, Ada Ferreira.
O voluntário Orlando Gonçalves, que também participou da organização do evento, comentou que o Encontro da Rede de Afeto foi, sem dúvida, um momento de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos laços que unem os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. “A Rede de Afeto segue firme em sua missão de promover o cuidado integral de seus pacientes e profissionais, mostrando que o amor e a solidariedade são as melhores ferramentas para transformar vidas.”, finaliza Silva Torres, que fez parte da equipe gestora.
O próximo encontro da Rede de Afeto está previsto para ocorrer próximo ao dia do Psicólogo, em 27 de agosto de 2025, no Casarão do Santa Teresa, no Rio de Janeiro.