Encontro da Ecafo e CCA da Região 1 discute as ações da SSVP no pós-pandemia

0
1344
Coordenadores da CCA e Ecafo da Região 1

Entre os dias 20 a 22 de maio aconteceu o VI Encontro Regional da Ecafo e IV Encontro Regional da CCA da Região 1 para falar sobre as ações da “SSVP no Pós-pandemia: missão e perspectivas”. Dezenas de vicentinos  se reuniram em Montes Claros/MG para discutir as principais mudanças e os próximos passos dos departamentos.

“O encontro foi em conjunto, então, foi uma riqueza muito grande! Algumas palestras foram feitas em conjunto com a Ecafo e outras, separadas, de acordo com o interesse de cada departamento. Foi uma troca de experiência”, revela a consócia Maria Aparecida Peteck Alencar, Coordenadora Nacional da Conferência de Criança e Adolescente da SSVP.

Os principais temas discutidos foram a respeito das ações vicentinas no pós-pandemia, como os confrades e consócias devem atuar nos mais diversos departamentos após a ruptura causada pela pandemia. Os representantes também conversaram sobre a reestruturação das Conferências e como identificar novas oportunidades para formar novos grupos. 

Além disso, os participantes foram introduzidos a temas importantes, que vão servir como guia para observar casos em cada Conferência. “Foi trabalhada a questão do ECA, contra o abuso sexual da criança e do adolescente, um tema muito preocupante e que os orientadores têm que ter uma visão mais ampla do assunto”, comenta a consócia Maria Aparecida.

Todos foram orientados a respeito de a quais sintomas devem ficar atentos, os comportamentos singulares e como agir diante dessa situação.

Reencontros e experiências

Coordenadores da CCA da Região 1 

Além dos aprendizados do final de semana, a reunião foi palco de diversos reencontros. “O encontro trouxe com certeza a todos os participantes  uma oportunidade de crescimento, formação e bastante informação de todos nossos Conselhos Metropolitanos da nossa querida Região 1”, comenta o confrade Jaime Dantas, da Conferência Santa Edwiges, do Conselho Metropolitano de Contagem.

O evento trouxe clareza e objetividade sobre a realidade atual da SSVP. “Talvez a gente não consiga mudar o mundo, mas podemos mudar as realidades, valorizando o outro através do nosso carisma e  da empatia. Os nossos olhares deverão ser sempre afetivo e efetivo”, fala a consócia Simone Carvalho, do Conselho Metropolitano de Contagem.

O confrade Cristian Reis da Luiz, do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte e ex-presidente do Conselho Nacional do Brasil, também se alegrou com as atividades: “Foi um final de semana ímpar de troca de experiência, de formação, de convivência e fortalecimento de amizade. Mais do que nunca: A hora é agora! Fortalecer para continuar servindo aos nossos Mestres e Senhores com amor, dedicação e qualidade! Parabéns aos organizadores e ao CM Montes Claros, que tão bem nos receberam e prepararam tudo com muito carinho e amor.”

Todos tiveram uma boa percepção das discussões realizadas durante os três dias de evento. “O encontro foi muito produtivo, considerando o aspecto de formação e de participação de pessoas. Vários desafios foram apresentados: estamos retornando da pandemia, que ainda assola algumas realidades. Valeu à pena essa realização, pois ela nos mostrou que diante de tanto desafios temos muitos vicentinos querendo trabalhar”, comemora o confrade Orlando Inácio, do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.

Os encontros realizados pelos departamentos são fundamentais para alinhar as atividades realizadas no Brasil e compartilhar experiências, que podem ser reproduzidas em outras Conferências e Conselhos. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY