Em tempo de isolamento social, reuniões on-line aproximam vicentinos

0
2611
Reunião on-line do CNB realizada nessa quarta (29)

Um vicentino em São Paulo, o outro em Minas, no Paraná, Brasília ou Pernambuco… ninguém saiu de casa e, ao mesmo tempo, todos estiveram juntos. Como é possível? Graças à internet. A tecnologia tem sido fundamental para aproximar as pessoas em tempo de isolamento social, principalmente, os vicentinos.

Com boa parte das atividades interrompidas, as reuniões on-line são a forma encontrada pelos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) para discutir de forma colegiada as ações desenvolvidas pelo bem dos Pobres.

Muitas Conferências já vêm aderindo à tecnologia para reunir os membros. O Conselho Geral Internacional (CGI) também tem utilizado de aplicativos on-line. “Seguramente, nós podemos e devemos promover a solidariedade e a esperança pelas redes sociais e pela internet. Não há fronteiras para a caridade, mesmo no ambiente virtual”, estimula o confrade Renato Lima de Oliveira, presidente-geral.

No Brasil, o Conselho Nacional é outra Unidade Vicentina que está recorrendo constantemente às reuniões on-line. Prática esta que já vinha sendo adotada antes da pandemia como forma de diminuição de custos relativos à locomoção dos membros, conforme matéria publicada na edição setembro/outubro de 2019 da revista Boletim Brasileiro. A reportagem mostrava como eram essas reuniões feitas pela equipe nacional da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (Ecafo).

ON-LINE

As reuniões on-line, embora jamais substituam uma reunião presencial, podem ser feitas durante a pandemia. Na próxima semana, o CNB vai divulgar um documento, explicando como elas devem acontecer.

O Conselho Geral Internacional também orienta que os membros da SSVP se atentem à postura que adotam nas redes sociais durante essa pandemia, evitando publicações que possam ferir os objetivos institucionais da entidade. Existe, inclusive, um ‘Protocolo Ético Para as Redes Sociais’. Tenha acesso ao material: CLIQUE AQUI.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY