Sonho, propósito, objetivo. Todo mundo tem que ter algum na vida, talvez até seja o que dá sentido a ela. Isso é o que nos move, é o que faz com que a gente acorde cedo todos os dias, batalhe, lute e volte a deitar com a certeza de que estamos no caminho certo, e que um dia “chegaremos lá”… Assim é nossa vida, vamos atrás daquilo que nos motiva, emociona e realiza.

Convenhamos que tudo isso está presente na Sociedade de São Vicente de Paulo. Sonhamos com uma grande rede de caridade, temos o propósito de ajudar aqueles que mais necessitam, com o objetivo de transformar a vida deles. Um dos nossos principais fundadores, Ozanam, foi um cara que nitidamente sabia quem ele era, o que ele queria e onde gostaria de chegar. E aí vem a pergunta: e nós? Como está nossa vida? Temos um propósito? E mais ainda do que ter, buscamos alcançá-lo? São questionamentos pertinentes, não só para termos uma atuação bonita dentro da SSVP, mas para brilharmos em todos os campos de nossa vida. E sabe por que eu falo isso? Porque para que a gente consiga mostrar aos nossos Mestres e Senhores que Eles devem acreditar na vida, que Eles devem sonhar e, por mais que pareça difícil, o sonho realizará, e nós precisamos estar com isso claro em nós mesmos.

Falar disso me remete a uma história que um confrade da minha área de atuação testemunhou uma vez. Num almoço realizado para todos os assistidos, ele conta que estava brincando com algumas crianças e perguntou para uma delas qual era o sonho dela, o que ela queria ser quando crescesse. A criança prontamente respondeu “tio, quando eu crescer, quero ser vicentino igual a você”… Não sei você. Mas a mim, emociona. Olha o papel que temos na vida das pessoas, o tanto que impactamos a vida delas, como inspiramos e somos exemplo para muitos e, talvez, a gente não se dê conta de tamanha grandeza.

Juventude Vicentina, nós temos a força para mudar o mundo. Mudar o mundo pelo amor. Somos continuadores do sonho de Ozanam, somos propagadores de justiça. Não tenhamos medo dos desafios, são eles que nos fazem crescer. Não tenhamos receio de sonhar alto, sonhar grande, são estes sonhos que inspiram todos ao nosso redor. Tenham um propósito! Acreditem! Somos espelho. Lembremo-nos sempre que a paixão pela SSVP transforma e melhora não só a sua, a minha, a nossa vida, mas, principalmente, daqueles que mais precisam de nós: nossos assistidos. Já dizia o Papa Francisco aos jovens: “Tenham coragem. Não tenham medo de sonhar coisas grandes”. É isso! Inspirados por Ozanam e motivados pelo nosso querido Papa, que tenhamos a ousadia de por meio não só de nossos sonhos, mas de nossos propósitos e objetivos, ser luz para iluminar os caminhos daqueles que acreditam que o mundo é só escuridão e com nosso testemunho, envolver o coração de muita gente. E tenhamos em mente que mais importante do que entregarmos cestas, é entregar sonhos.

 

Consócia Raquel Krul

Coordenadora de Jovens do Conselho Metropolitano de Curitiba

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY