Conselho Geral Internacional comemora 180 anos de existência

0
4507

No próximo dia 21 de julho de 2019, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra os 180 anos de fundação do Conselho Geral Internacional (CGI).

O Conselho Geral, como o conhecemos hoje, é produto do desmembramento do “Conselho de Direção” em dois outros órgãos administrativos: o “Conselho de Paris”, para cuidar das Conferências da capital francesa (16 unidades àquela altura); e o “Conselho Geral”, responsável pelo crescimento da SSVP fora da área territorial de Paris (com 22 Conferências naquele momento).

É importante salientar que o “Conselho de Direção” já existia desde 1836, quando da elaboração da primeira Regra. Porém, durante uma reunião realizada em 14 de julho de 1839, os líderes da SSVP aprovaram o desmembramento do “Conselho de Direção” e a consequente criação do Conselho Geral, cuja decisão foi referendada numa Assembleia Geral em 21 de julho de 1839. Portanto, a data de nascimento do Conselho Geral é 21 de julho de 1839. A primeira reunião oficial do novo Conselho somente ocorreu em 27 de dezembro de 1840. Na nova redação da Regra (1839) passou a constar a expressão “Conselho Geral”.

A expressão “Conselho Geral Internacional” somente surgiu em 1967, quando o “Conselho Geral de Bolonha” (ramo feminino da SSVP) se fundiu com o ramo masculino, criando uma só Sociedade de São Vicente de Paulo, mista, com homens e mulheres.

Nesses 180 anos de vida, o Conselho Geral já teve 16 presidentes-gerais, sendo o primeiro deles o confrade Emmanuel Joseph Bailly de Surcy, e o atual é brasileiro Renato Lima de Oliveira (o primeiro do Hemisfério Sul).

Algumas curiosidades: o presidente-geral que permaneceu mais tempo no cargo foi Adolphe Baudon (38 anos). O presidente-geral mais novo, ao ser eleito, foi Adolphe Baudon (28 anos de idade). O presidente-geral durante a fusão com o ramo feminino foi Pierre Chouard. O Presidente Geral mais idoso, ao ser eleito, foi Jacques Zeiller (65 anos). O primeiro presidente-geral não francês foi César Augusto Nunes Viana, de Portugal.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY