Conselho Geral completa 182 anos

0
413

Conselho Geral continua em plena atividade, apesar dos contratempos impostos pela pandemia

 No próximo dia 21 de julho de 2021, a Sociedade de São Vicente de Paulo celebra, com entusiasmo, os 182 anos de fundação do Conselho Geral Internacional (CGI), a entidade responsável por garantir o cumprimento da Regra por todos os países e manter a unidade na nossa instituição. 

Nossos fundadores, em 14 de julho de 1839, aprovaram a reorganização da SSVP com a consequente criação do Conselho Geral, cuja decisão foi referendada numa Assembleia Geral em 21 de julho de 1839

Nesses 182 anos de vida, o Conselho Geral já enfrentou inúmeros desafios, como epidemias, guerras, contendas e perseguições. Por outro lado, a SSVP cresceu e alcançou números impressionantes, por meio de suas 47.000 Conferências, 800 mil membros e servindo a 30 milhões de pessoas necessitadas. Neste período, foram eleitos 16 Presidentes-gerais. Atualmente, 120 confrades e consócias de todos os continentes fazem parte de algum encargo de serviço no âmbito do Conselho, além de sete competentes funcionários na nova sede em Paris.

 “Para mim, é um imenso privilégio, e ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, ocupar a nobre função de Presidente-geral, ainda mais sendo o primeiro oriundo de um país em desenvolvimento, como o Brasil. Não tenho merecimentos para desempenhar tal serviço diante das minhas limitações, falhas e imperfeições. Somente o Bom Deus para nos proteger das armadilhas do mal e nos iluminar para tomar as decisões adequadas, que irão produzir bons frutos para toda a Sociedade. Sinto-me muito contente, e espero servir sempre mais e melhor”, considerou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral.

Rezemos pela diretoria internacional e por todos os confrades e consócias que prestam ou já prestaram algum tipo de serviço na Estrutura internacional. Reconhecemos, nesta data, não só os sete fundadores da SSVP, mas também os primeiros membros e todos aqueles que atuaram no Conselho Geral nesses 182 anos, especialmente por aqueles que já se encontram na Casa do Pai.

Pedimos que, no dia 21 de julho de 2021, em cada paróquia onde existir uma Conferência vicentina, seja incluída a seguinte intenção durante a santa missa: “Pelos 182 anos do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, para que continue levando adiante a mensagem de paz, de unidade e de caridade a todos os vicentinos e aos pobres do mundo, especialmente durante esses tempos sombrios de crise sanitária internacional”.

Na edição de agosto da revista digital “Ozanam Network”, serão publicados os testemunhos dos membros da Diretoria e dos funcionários da sede geral sobre quão honroso e inspirador é poder servir ao Conselho Geral. Aguardem!

Fonte: SSVP Global

Para saber mais sobre o CGI, acesse: https://www.ssvpglobal.org/noticias-2/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY