Consagração ao Sagrado Coração de Jesus: Um Ato de Amor e Compromisso para a SSVP

0
579

A Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, realizada anualmente na primeira reunião de junho pelas Conferências, Conselhos, Obras Unidas e Unidades Auxiliares da SSVP Brasil, é um momento de profunda importância para a Sociedade. Mais do que uma tradição, este ato representa a renovação do compromisso vicentino com o amor, a caridade e a justiça social, valores que norteiam a missão da Organização.

As Origens da Consagração

Em 5 de fevereiro de 1872, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi solenemente consagrada ao Sagrado Coração de Jesus na França. Este momento histórico marcou o reconhecimento da importância da devoção ao Sagrado Coração como fonte de inspiração e força para o trabalho vicentino.

O Significado da Consagração

Ao se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus, a SSVP reconhece em Cristo o modelo perfeito de caridade e compaixão. Através deste ato, os membros da Sociedade se comprometem a:

Viver em união com Cristo: buscar a inspiração divina em todas as ações e decisões, buscando sempre seguir os ensinamentos de Jesus.

Praticar a caridade com amor e dedicação: servir aos mais necessitados com compaixão, generosidade e respeito, reconhecendo a dignidade humana em cada pessoa assistida.

Promover a justiça social: lutar contra as causas da pobreza e da marginalização, buscando construir uma sociedade mais justa e fraterna.

A Consagração como Fortalecimento da Fé

A Consagração ao Sagrado Coração de Jesus é um momento de profunda reflexão e renovação para a SSVP Brasil. É um compromisso com os valores vicentinos e com a missão de construir um mundo mais justo e fraterno. Através deste ato, os membros da Sociedade se unem em fé e amor, buscando seguir os passos de Cristo e servir aos mais necessitados.

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, vos dignastes abrir o vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra. 

A Vossos pés vêm hoje os membros das Conferências de São Vicente de Paulo consagrar-se inteiramente a esse divino e amantíssimo Coração. 

Reconhecemos que este oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças e de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo.

E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós vos consagramos, com pleníssima e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e adoramos o vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o vosso reinado de caridade, união e paz. 

Por isso, vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos. Reinai em nossos corações com a vossa graça, em nossas famílias com a vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a vossa autoridade soberana e com a observância plena dos vossos mandamentos. 

Nós vos consagramos, de modo especial, os Pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que vós nos doastes. Abençoai-os, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. 

Para cumprir a vossa lei e imitar o vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a vossa adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a vós quanto por eles fizermos. 

Dedicamos e consagramos à vossa Pessoa Divina e ao vosso Sacratíssimo Coração a Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.  

Dignai-vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigno esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do vosso amantíssimo e divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de vossos lábios divinos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo”. Amém.

Momento Significativo

Algumas dicas para reforçar o compromisso junto aos vicentinos:

Preparação: incentive a participação dos membros da Conferência, Conselho, Obra Unida ou Unidade Auxiliar na preparação para a Consagração.

Reflexão: promova um momento de reflexão sobre o significado da Consagração e a importância da missão vicentina.

Oração: reúna-se em oração para renovar o compromisso com os valores da SSVP e pedir a graça de Deus para o trabalho social.

Celebração: celebre a Consagração com alegria e entusiasmo, reconhecendo a importância deste ato para a vida da SSVP.

Lembre-se!

A Consagração ao Sagrado Coração de Jesus é um compromisso individual e coletivo. Que este ato inspire a todos os membros da SSVP a viverem com amor, fé e justiça, construindo um mundo mais fraterno e solidário.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY