Celebre a Padroeira da Região 7: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

0
837
Foto: Nossa Sagrada Família

O dia 27 de junho marca o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A devoção a santa remonta ao século XV, sendo invocada em momentos de aflição, necessidade e desespero por oferecer auxílio perpétuo e interceder junto a Deus por aqueles que a ela.

:: Encontro da Região 7 da SSVP inspira vicentinos a aprofundar a fé e o serviço aos pobres

Segundo a história, no século XVIII, a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi contrabandeada da Ilha de Creta, na Grécia, por um negociante que roubou a obra. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma tempestade quase fez o navio naufragar. Ao chegar em Roma, ele adoeceu, e, arrependido, contou a história a um amigo antes de falecer, pedindo que a imagem fosse devolvida a uma igreja.

Em 1499, a imagem voltou a Igreja de São Mateus, onde permaneceu por mais de 300 anos. Com a destruição da igreja, a obra ficou oculta e esquecida por 30 anos, até que um monge devoto revelou a história a um coroinha, que posteriormente se tornou padre Redentorista e ajudou a reencontrar o ícone. Em 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas, com a recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”.

O Ícone

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada com semblante grave e melancólico, segurando o Menino Jesus no braço esquerdo. O Arcanjo Gabriel apresenta ao Menino os instrumentos da Paixão, enquanto Maria, com ternura e segurança, acolhe seu filho. O ícone é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e os Arcanjos Gabriel e Miguel. O olhar de Maria, direcionado a nós, e sua mão apontando para Jesus, nos lembram que Ele é o verdadeiro e perpétuo socorro.

Devoção na Região 7

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Região 7 é marcada por missas e atividades devocionais para honrar e agradecer a intercessão da Santa na vida dos vicentinos. A vice-presidente da Região 7, consócia Angela Maria de Araújo Dutra, conta que a escolha da padroeira ocorreu em 1991, durante um período de intensas transformações na SSVP Brasil, promovidas pela juventude. Nesse contexto, os Conselhos Metropolitanos foram regionalizados para simplificar e melhorar a organização das ações, e as Comissões de Jovens consagraram cada região a uma Nossa Senhora.

A Região 7 da SSVP Brasil reúne os Conselhos Metropolitanos de Belém/PA, Fortaleza/CE e Teresina/PI. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY