Celebramos hoje Nossa Senhora de Fátima

0
106
Santa é padroeira da Região 1

Em 13 de maio é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Região 1. A data é uma homenagem à aparição de Maria, mãe de Jesus, na cidade portuguesa de Fátima, há mais de 100 anos.

Aparição de Nossa Senhora de Fátima

A história de Nossa Senhora de Fátima remonta a 1916, quando três crianças pastoras de ovelhas – Lúcia dos Santos, 10 anos, Francisco Marto, 9 anos, e Jacinta Marto, 7 anos – afirmaram ter recebido a visita de um anjo por três vezes, que anunciou que Nossa Senhora falaria com eles.

A primeira aparição de Nossa Senhora às crianças aconteceu em 13 de maio de 1917. Em suas aparições subsequentes, Maria teria revelado segredos e mensagens aos pequenos pastores, que ficaram conhecidos como “O Segredo de Fátima”.

Os Segredos de Fátima

O “Segredo de Fátima” foi dividido em três partes. As duas primeiras partes foram reveladas em agosto de 1941, pela Irmã Lúcia, uma das crianças que presenciou as aparições. A primeira parte trata da visão do Inferno, enquanto a segunda parte revela a devoção ao Imaculado Coração de Maria, com uma referência específica à conversão da Rússia como um meio de evitar uma nova guerra ainda mais devastadora do que a Primeira Guerra Mundial. A terceira parte foi escrita pela Irmã Lúcia em 1944, mas só foi revelada em 13 de maio de 2000, durante as cerimônias de beatificação de Francisco e Jacinta Marto. Esta terceira parte descreve a perseguição sofrida pela Igreja e é considerada uma visão profética.

Padroeira da Região 1

Nossa Senhora de Fátima foi atribuída à Região 1  quando o Conselho Nacional do Brasil (CNB) criou as regiões eclesiásticas. Com influência da Comissão de Jovens Nacional, decidiu-se que cada região teria uma imagem de Nossa Senhora representativa, escolhida a imagem de Nossa Senhora de Fátima para a Região 1.

Na Região 1, que abrange os Conselhos Metropolitanos de Formiga/MG, Divinópolis/MG, Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Diamantina/MG e Montes Claros/MG, são realizadas festas e encontros vicentinos em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Essas celebrações são momentos de devoção e reflexão para os fiéis que desejam honrar a santa e receber suas bênçãos.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY