Brasil faz primeira Festa Regulamentar on-line

0
2854

Mais uma obrigação vicentina cumprida com sucesso durante esta pandemia do novo Coronavírus. O artigo 22 da Regra determina que em abril, os confrades e consócias participem da Festa Regulamentar em honra ao Bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam. O evento sempre acontece em Aparecida (SP), no entanto, as medidas de isolamento social não permitiram a atividade, que precisou ser comemorada de outra forma: on-line. Com criatividade e o uso da tecnologia, o Conselho Nacional do Brasil (CNB) promoveu o evento de forma virtual nesse sábado (25).

A Festa Regulamentar de Ozanam EM CASA foi um sucesso. Durante a transmissão ao vivo da OzanamTV pelos sites Facebook e YouTube, houve 14 mil acessos.  

O evento começou às 19h30. Todos os envolvidos fizeram as gravações de casa, e apenas uma pequena equipe trabalhou junta em Jundiaí (SP), tomando todas as medidas de segurança contra o Covid-19.

A parte de animação musical ficou a cargo da Banda Beah, da área do Conselho Metropolitano de São Carlos (SP).

Seguindo a tradição, o confrade Cristian Reis (presidente do Conselho Nacional do Brasil-CNB) fez a abertura da Festa, com as orações regulamentares vicentinas. Em seguida, ele agradeceu a cada vicentino que defende com ‘unhas e dentes’ a dignidade dos Pobres, inclusive os que já faleceram.  “A rede sonhada por Ozanam se tornou real por causa de todos. Vocês conseguem imaginar que, ao longo desses 187 anos, quantas vidas foram mudadas graças ao trabalho vicentino? Quantos santos e santas, que não estão nos altares, ajudaram a transformar vidas?”.

Além de brasileiros, acompanharam a transmissão vicentinos da

Angola, França, Honduras, Peru e Portugal.

OZANAM, O PROTAGONISTA

Em vez de palestra, os idealizadores decidiram apresentar a história e curiosidades sobre a vida de Ozanam por meio de um talk show (programa de entrevistas) com dois conhecedores da biografia do principal fundador da SSVP. O confrade Sideny de Oliveira e a consócia Ada Ferreira responderam perguntas sobre a beatificação, canonização e a atualidade dos ensinamentos de Ozanam.

SANTA MISSA

Padre Joelson celebra a Santa Missa

Outra tradição das Festas Regulamentares é a Santa Missa. Nessa versão on-line, ela foi celebrada pelo padre Joelson Sotem (Congregação da Missão-CM), coordenador nacional da Família Vicentina.

Ele fez a celebração no polo de transmissão, em Jundiaí. Na homilia, padre Joelson destacou o quão virtuoso era o confrade Antônio Frederico Ozanam. “Ele não foi somente uma figura piedosa; foi um homem de ação, comprometido com a justiça, e a evangelização dos Pobres”. Em outro trecho, exemplificou. “Ozanam não queria que a pobreza fosse amenizada com a esmola, mas sugeriu mudanças na estrutura econômica que causa a pobreza, propondo a criação de escolas, bibliotecas…”.

Sobre a Festa Regulamentar on-line, o coordenador da Família Vicentina elogiou. “A gente pode imaginar a alegria de Ozanam em ver os seguidores dele tão criativos”.

O evento teve duração média de 2h30. O encerramento foi a com Renovação do Compromisso Vicentino (rito em que os membros afirmam continuar a serviço dos Pobres) e a bênção final.

ROMARIA

Diante da pandemia, a Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) ocorre nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Em vez da Festa Regulamentar de Ozanam, será comemorada a Festa Regulamentar da Imaculada Conceição.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY