SSVP Brasil recebe honraria Ordem do Mérito Princesa Isabel, por trabalho com Pobres

0
7607

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) Brasil recebeu no dia 19 de dezembro a horaria do Governo Federal Ordem do Mérito Princesa Isabel, concedida a pessoas e entidades nacionais e internacionais que atuam na defesa dos direitos humanos. A cerimônia foi realizada em Brasília, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e o Coordenador Nacional do Denor, Sandro Poleto, representou o Conselho Nacional do Brasil (CNB) no evento.

A homenagem, criada neste mês por decreto presidencial, premiou a SSVP pelo trabalho desenvolvido junto aos Pobres em território nacional há 150 anos e é um importante reconhecimento à Sociedade. A condecoração recebe o nome em homenagem à Princesa Isabel, que em 1888 assinou a Lei Áurea Proibindo a escravidão no país e que teve forte atuação em sua época em prol aos mais vulneráveis.

“Para a Sociedade de São Vicente de Paulo é um grande reconhecimento nacional receber a condecoração Ordem do Mérito Princesa Isabel, que já no século XIX trabalhava em prol dos direitos humanos e dos Pobres. Passados tantos anos, nossa amada SSVP chega ao Brasil para trabalhar também para os que se encontram em situação de vulnerabilidade, para assim como nosso fundador Ozanam e nosso patrono São Vicente de Paulo, dar voz, promover e devolver a dignidade para os Pobres, ajudar a quem precisa reescrever sua história e ressignificar as suas vidas. Agimos vocacionalmente para mudar vidas, dar condições, ensinar a pescar e transformar, muito mais do que apenas a assistência emergencial que provemos. Então, ter esse reconhecimento federal é de grande importância e só nos ressalta que estamos no caminho certo”, afirma o Coordenador do Denor.

Para o presidente do CNB, Márcio José da Silva, a condecoração vem para abrilhantar mais ainda as comemorações dos 150 anos de SSVP no Brasil. “É um reconhecimento da importância dos trabalhos diário na casa dos Pobres, seja em sua residência, seja na rua, seja em nossos lares. Com certeza, há150 anos lutamos pelos direitos das pessoas, pela dignidade e para acabar com as injustiças que nossos assistidos passam diariamente”, ressalta.

Segundo o Decreto Presidencial nº 11.227, de 8 de dezembro de 2022, “a Ordem do Mérito Princesa Isabel poderá ser concedida àqueles que tenham prestado notáveis serviços, em âmbito nacional ou internacional, relacionados com: I a proteção e a promoção dos direitos humanos; e II – o atendimento e a assistência aos públicos-alvo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY