Biblioteca e ações de arte e educação movimentam CP de Governador Valadares

0
1284
Acervo diversificado da biblioteca atende os interesses de toda a família

O estímulo à leitura é uma ferramenta importante no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e uma excelente estratégia para o bem estar de jovens e adultos. Além de contribuir para a expansão do vocabulário e da escrita, pessoas que leem com mais frequência tendem a ser mais criativos e com maior e melhor capacidade de reflexão sobre a vida. Foi pensando em todos esses benefícios da leitura que o Conselho Particular São Pedro, de Governador Valadares/MG, estruturou o Espaço Ler e Saber em sua sede. Entre as ações do projeto, há uma biblioteca comunitária com mais de 300 livros, de diferentes temas, com destaque para o acervo religioso e também o infanto-juvenil.

:: Brasileiros vencedores do concurso internacional em prol da educação contam sobre experiência em participar do projeto

O projeto teve início em 2022, através da captação de recursos em projetos culturais e recebimento de doações da comunidade. Após essa fase, vicentinos e parceiros atuaram na reforma e organização da sede do Conselho Particular São Pedro. No início, o acervo da biblioteca era de 150 livros e o lançamento do projeto contou com a presença de membros dos Conselhos Particular e Central Governador Valadares, moradores do bairro, representantes da Paróquia São Judas Tadeu e também da Academia Valadarense de Letras. “Nossa proposta é criar um espaço onde as pessoas possam desenvolver suas habilidades, tanto na arte como na educação. E nosso foco são os jovens. Nos trabalhos que realizamos já alcançamos bons resultados. As ações se tornaram ótimas oportunidades para que o espaço e o trabalho do Conselho e da SSVP fossem amplamente divulgados. Só temos que agradecer a todos que contribuíram para que o projeto fosse realizado com excelência”, afirma Luis Alberto Pereira, presidente do CP São Pedro.

O espaço foi lançado em março de 2023 e, desde então, vem aumentando o número de usuários e também doadores. Com atendimento semanal de cadastro, retirada e renovação de livros, a biblioteca já tem 30 usuários frequentes, que já realizaram mais de 150 empréstimos. Também em 2023, foi realizada uma oficina de redação, com foco no Exame Nacional de Ensino Médio, para estudantes do ensino médio da cidade. Entre os usuários frequentes está a aspirante da Conferência São Judas Tadeu, Jhully Gonçalves, de 11 anos. Para sua mãe Roseli Gonçalves, que é presidente da Conferência, a biblioteca é algo que orgulha muito o Conselho. “´Tem sido muito importante para minha filha ter acesso aos livros. É um grande estímulo para que ela leia cada vez mais”, lembra Roseli. Outras usuárias frequentes são a adolescente Ester Ribeiro, de 12 anos, e sua mãe, Magda. “Estou gostando muito de ter uma biblioteca aqui no bairro. Já li alguns livros e estou aguardando o novo acervo, para pegar mais. Além de bons livros, as pessoas são sempre muito educadas comigo. Só tenho o que agradecer”, diz Ester.

A ação é uma proposta da consócia e diretora de ECAFO do CP São Pedro, Flávia Carvalho. Como jornalista e produtora cultural, Flávia avalia que as ações de arte e cultura, em especial a biblioteca, são formas de mostrar à comunidade o empenho da SSVP com a formação integral e permanente das pessoas, em especial das que vivem em vulnerabilidade social. “Infelizmente não é raro termos que detalhar o nosso trabalho, lembrando que ele ultrapassa o campo assistencial. Incentivando que a comunidade visite ativamente nossa sede, podemos conquistar mais apoio e, quem sabe, novos aspirantes. E junto a isso, esperamos ter em breve mais assistidos, vicentinos e parceiros apaixonados pelo universo da leitura”, afirma Flávia.

Atualmente os trabalhos acontecem em parceria com o campus da cidade da Universidade Federal de Juiz de Fora. Parte dos recursos utilizados no projeto foi do edital Doce 2022, da Fundação Renova, que visa fomentar e apoiar projetos nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Outras informações ou dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. O projeto conta ainda com um instagram: @interioriza.br

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY