A SSVP, agora, está presente em 152 países. Tanzânia, seja bem-vinda!

0
5813
Em 12 de novembro passado, nosso Vice-presidente Patrick esteve na Tanzânia para a fundação do primeiro Conselho Central, que já conta com 15 Conferências ativas. CRÉDITO: SSVP GLOBAL

Graças a Deus, ao serviço comprometido dos membros da Estrutura Internacional da SSVP na África e à colaboração da Igreja Católica e da Família Vicentina, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi refundada na Tanzânia. 

No último dia 14 de novembro, foi fundado o Conselho Central de Dar-Es-Salaam, a maior cidade e ex-capital do país. Este Conselho já conta com 15 Conferências ativas.

O 16º Presidente-geral da SSVP, Renato Lima de Oliveira, comemorou a chegada da Tanzânia à família vicentina. “Portanto, tenho a alegria de declarar que a Tanzânia é agora o 152º território de nossa Confederação ao redor do mundo”, comemora.

Um pouco de história

A SSVP foi criada, originalmente, na Tanzânia em 1933, e contou com mais de 100 Conferências nos anos 90, mas por várias razões desapareceu completamente deste país. 

O desejo de ver a bandeira da Sociedade de São Vicente de Paulo fincada novamente na Tanzânia não é novo. Era um sonho perseguido por todos, especialmente pelo confrade Renato Lima de Oliveira, eleito Presidente-geral em 2016, e esse sonho, graças a Deus, agora foi alcançado.

Em 2017, foi lançado o Projeto “SSVP Plus” que previa o estabelecimento da SSVP em países onde ela ainda não se encontrava. Nesta lista, entre outras nações africanas, aparecia a Tanzânia. Desde quando o projeto foi criado, já foi possível levar a SSVP para seis países: Ilhas Cayman, Vaticano, Libéria, Albânia, Chipre e agora a Tanzânia.

As missões do Conselho Geral

Foi em 2018 que o Conselho Geral Internacional assumiu com entusiasmo esta missão, novamente. Em fevereiro daquele ano, uma delegação de membros da Estrutura Internacional da SSVP, liderada pelo Vice-presidente Territorial da SSVP África 1, confrade Patrick Ebhojie, foi a Dar-Es-Salaam para ter uma primeira reunião com a Conferência Episcopal daquele país.

Após esta abordagem, uma segunda viagem foi programada para novembro de 2019. Mais uma vez, um grupo de vicentinos da Estrutura Internacional foi à Tanzânia para se encontrar com o Secretário Geral da Conferência Episcopal, naquela época, o Reverendo Padre Ubaldus Kidavuri. 

Após esta reunião, e com a inestimável ajuda da tradução para a língua “suaíli” feita pelo confrade Negro Mapunda, antigo membro da SSVP da Tanzânia, três Conferências foram refundadas e algumas boas indicações foram deixadas para apresentar a SSVP em outras paróquias da região.

Com estes primeiros atos florescendo e com a esperança de que o carisma vicentino se multiplicasse na cidade, foi feito um acompanhamento das Conferências que haviam sido refundadas. De fato, com o objetivo de estar perto dos novos vicentinos, uma terceira viagem à Tanzânia foi feita em novembro de 2020, o que produziu resultados muito positivos. 

Nesta última viagem, o Vice-presidente Patrick pôde reunir-se com representantes das 15 Conferências já em funcionamento em Dar-Es-Salaam e verificar que o Conselho Central já estava em pleno funcionamento naquela cidade, com os seguintes confrades e consócias nos principais cargos de serviço no Conselho Central: confrade Vincent Kasambala (presidente), consócia Paulina Pius Kalua (secretária) e consócia Esther Mhere Mgoyo (tesoureira).

Além disso, o confrade Patrick visitou a Arquidiocese de Arusha, onde várias pessoas da Paróquia do Sagrado Coração estão formando uma nova Conferência e convidando outros paroquianos a participar ativamente da SSVP, a fim de abrir novos grupos. Os próximos passos são expandir a formação de nossos novos membros tanzanianos.

“A Tanzânia mostra que temos que evangelizar e semear no coração dos homens e das mulheres nossa mensagem de fraternidade e de amor que, com a ajuda de Deus, será ouvida. Desta forma, poderemos concretizar a rede de caridade universal tão sonhada pelo Beato Antônio-Frederico Ozanam e seus companheiros”, enfatizou o nosso querido confrade Patrick.

“Quero agradecer imensamente a todos os membros do Conselho Geral que agiram com tanta dedicação para trazer a SSVP para a Tanzânia de novo, especialmente em tempos de crise sanitária, onde as viagens são restritas. É um verdadeiro milagre de Ozanam, em tempos de pandemia, ter refundado a SSVP na Tanzânia. Portanto, tenho a alegria de declarar que a Tanzânia é agora o 152º território de nossa Confederação, e estará sob a responsabilidade da Vice-presidência Territorial África 1”, anunciou nosso 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira.

Sobre a Tanzânia

A Tanzânia é um grande país da África Oriental, conhecido por sua natureza exuberante e por sua rica vida selvagem. A população é de 57 milhões de pessoas, com 80% vivendo em áreas rurais. A capital é Dodoma, mas a SSVP está estabelecida na cidade de Dar-Es-Salaam, que é a maior cidade e capital comercial do país. 

Estima-se que 15% da população seja católica. A Igreja Católica na Tanzânia é formada por sete arquidioceses, 27 dioceses e 1.150 paróquias. O Papa João Paulo II visitou esta nação em 1990. 

“Como qualquer país em desenvolvimento, a Tanzânia sofre com questões sociais, terrorismo e a pobreza de muitos de seus habitantes. Ainda existem problemas de perseguição religiosa em muitas partes do país, além dos incêndios às igrejas. A chegada do SSVP na Tanzânia certamente ajudará a aliviar a dor de muitas pessoas vulneráveis. Agradecemos a Deus pelo privilégio de poder ajudar aqueles que estão sofrendo na Tanzânia. Os países economicamente mais desenvolvidos de nossa Confederação já podem exercer sua grande generosidade através da Ajuda Fraterna Internacional (jumelgae) com a Tanzânia”, enfatizou o presidente Renato Lima.

Com o retorno da SSVP à Tanzânia, o continente africano continua sendo o mais forte da nossa Confederação, com 41 territórios dos 152 (27%), seguido pelo continente americano (24%) e pela Ásia (22%).

Fonte: SSVP Global – https://www.ssvpglobal.org/a-ssvp-esta-de-volta-a-tanzania/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY