A importância da infância na formação de Valores Vicentinos

0
144

Hoje, 24 de agosto, é o Dia Nacional da Infância. É comum ouvirmos que as crianças são o futuro do Brasil e do mundo. E isso é correto, mas elas também são o presente e o que é feito delas, com elas e para elas hoje terá influência não só em suas vidas, mas em toda uma sociedade. Por isso, cuidar das crianças na SSVP é tão importante. E para marcar esta data, convidamos a Coordenadora Nacional das Conferências de Crianças e Adolescentes, Maria Aparecida Peteck, para falar sobre a importância deste período da vida para a formação dos valores vicentinos.

A importância da infância na formação de Valores Vicentinos

Quando falamos de infância, falamos de aprendizado e sabemos que as experiências de uma criança em seu período da infância serão determinantes para o restante da sua vida. Sabemos que esta fase é decisiva por todo desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, quando nós adultos oferecemos condições para que a criança se desenvolva no início de sua vida, as chances de termos pessoas com potencial de conhecimentos, pessoas que na sua fase adulta venha fazer diferença em seu meio, seja ele, ambiente familiar, com amigos, na igreja e principalmente dentro dos trabalhos da SSVP são muito grandes. 

Dentro da SSVP no Brasil temos um departamento chamado CCA – “Conferência de Crianças e Adolescentes” – que vem se destacando no papel do desenvolvimento das crianças na faixa etária dos seis aos quinze anos. Esta é uma fase de grande importância para as crianças, pois sabemos que elas aprendem muito através de exemplos. Acreditamos que se as nossas crianças tiverem um suporte adequado dentro de nossas reuniões das CCA’s, poderemos transmitir o máximo de conhecimento possível para todo este desenvolvimento. Quando falamos em valores, trazemos algo muito peculiar dentro da vida cristã das famílias envolvidas com a SSVP, pois, além de nortear nossa vida, eles nos dão uma base segura para vivermos em comunidade. É bem interessante trazer todo este universo de valores humanos, éticos e familiares para o contexto de nossas crianças, pois é nesta fase que tudo acontece.

Nas reuniões semanais das CCA’s são levados até nossas crianças tudo aquilo que cerca e dá sentido aos nossos trabalhos dentro da SSVP, o que nós temos a certeza que junto à catequese das paróquias estamos sim moldando todos esses valores que julgamos mais importantes em cada uma delas, valores que em um futuro próximo serão determinantes para todo seu desenvolvimento psíquico, que determinarão todo seu caráter, toda sua personalidade. Arrisco em dizer que somos hoje responsáveis pelo futuro de uma SSVP mais consciente de seus trabalhos junto aos Pobres, de mostrar para cada criança que os valores de um ser humano estão acima de nosso ego, de riquezas, de estrelismo. Hoje vivemos em um mundo onde os valores humanos estão sendo banalizados e deixados de lado, com isso temos uma geração empobrecida, onde muitos valores foram vulgarizados e, em muitos casos, o que há algum tempo era errado passou a ser normal. Precisamos rapidamente lutar por justiça e não desanimar da honestidade. Por isso, temos hoje dentro do departamento da CCA uma responsabilidade grande para com nossa SSVP, nossa Igreja, de levar o conhecimento espiritual e histórico para que possamos realmente formar cidadãos conscientes, que através de Valores Vicentinos cultivados no coração e na consciência de nossas crianças possamos sonhar alto com um mundo melhor. 

Os orientadores, através de muita criatividade, com dinâmicas, teatros, músicas, transformam todo aquele ambiente de reunião em um vasto celeiro de conhecimento e aprendizado para nossos pequeninos e pequeninas que ali estão, sempre trazendo temas para difundir nossa espiritualidade vicentina, fazendo com que as crianças conheçam as histórias dos fundadores da SSVP, mostrando a vida dos Santos e Beatos da Família Vicentina, mostrando a cada uma delas a importância de ser vicentino no mundo de hoje. 

Então, é de extrema importância que nesta fase possamos trazer para nossas crianças tudo aquilo que está ligado a todo tipo de trabalho dentro da SSVP, desde a participação nas reuniões semanais até nosso carro chefe que é ir até ao Pobre por meio da visita. Falando nisso, se tem algo que realmente marca o coraçãozinho de nossas crianças é fazer as visitas. Elas não veem a hora depois das reuniões de irem até a casa dos assistidos: elas levam presentes, levam biscoitos, conversam com os vozinhos e vozinhas da casa, rezam com eles, escutam histórias… Tudo isso só reforça o aprendizado dos valores que são cultivados dentro das reuniões de CCA. Acho que todos os vicentinos adultos deveriam pelo menos uma vez por mês ir fazer uma visita com as crianças: aquele brilho no olhar delas nos dá a certeza de que realmente é Cristo que está ali! É bem emocionante poder mostrar para cada uma delas a importância destes momentos, visitar os Pobres em sua residência é o ato mais sublime dos Vicentinos. 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY