Jornada Mundial das Crianças Proporciona Experiência Transformadora para as Crianças Vicentinas

0
272
18 vicentinos estiveram presentes no evento de Roma

Entre os dias 25 e 26 de maio, Roma, Itália, foi palco da primeira edição da Jornada Mundial das Crianças, um evento repleto de fé, aprendizado e emoção, que reuniu milhares de crianças de diversas partes do mundo. A SSVP do Brasil participou ativamente, levando um grupo de crianças vicentinas para viver essa experiência única. 

A Primeira Jornada Mundial das Crianças

A Jornada Mundial das Crianças, realizada pela primeira vez em Roma, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis e 101 delegações de diversos países. As atividades, cuidadosamente preparadas, incluíram apresentações, danças e interações diretas com o Papa Francisco. A Coordenadora da Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) do Conselho Nacional do Brasil, Maria Aparecida Peteck Alencar, a Cida, destacou: “foi um sonho inesperado, maravilhoso! O Papa Francisco, em vários momentos, esteve no solo junto com as crianças, tornando a experiência ainda mais significativa.

A jovem Evilyn Sofia da Costa Feitoza, da Conferência Santa Terezinha do Menino de Jesus, de Sorocaba/SP, contou que “andar nas ruas de onde moro nem se compara a andar nas ruas de outro país. Nossos passeios foram incríveis, conhecendo lugares, igrejas e monumentos. Simplesmente uma sensação indescritível”, conta a jovem. “Sem dúvidas, o que mais gostei foi de ter visto o Papa tão de perto, além de conhecer outras igrejas, cheias de pinturas, imagens e esculturas que carregam muita história”. 

Bruna Bastos Bernardi, da Conferência CCA São Cosme e Damião, de São Carlos/SP, conta que ficou honrada pela oportunidade de participar da Jornada Mundia das Crianças. “O momento mais marcante foi quando o Papa respondeu que, se pudesse realizar um milagre, seria garantir que todas as crianças tivessem o necessário para viver. E foi um momento, na minha opinião, muito especial”, relembra Bruna. “A experiência que tive na Jornada foi completamento diferente das que eu estava acostumada, já que pude me relacionar com pessoas de diferentes costumes e etnia. Pretendo aplicar o que aprendi na minha vida, sendo protagonista da minha história e servindo de exemplo para os membros da minha Conferência.”, conta a jovem. 

Os pais de Bruna também fizeram parte desse momento: “o Motivo pelo qual levamos a Bruna para participar da Jornada Mundial das Crianças foi para proporcionar uma experiência única de fé. Somos vicentinos há 26 anos e costumamos dizer que ela nasceu vicentina, e quando ficamos sabendo que iria ter a Jornada Mundial das Crianças, procuramos saber como iria funcionar e nos organizamos para poder levar nossa filha, para ela ver a grandeza da Nossa Igreja. Como família ficamos muito felizes em irmos juntos.”, comentam Marina e Marcos Bernardi, da Conferência Mão de Misericórdia, de São Carlos/SP.

A pequena Sophia Machado Lopes, da Conferência São Francisco de Assis, de Indaiatuba/SP, também expressou muita felicidade e gratidão por participar desse momento: “Agradeço aos vicentinos pela oportunidade de participar da Jornada. Foram alguns dos melhores dias da minha vida! Tive a oportunidade de ver apresentações lindas, estar pertinho do Papo e ler a prece na frente de tantas pessoas durante a missa. Conheci crianças do mundo inteiro e aprendi histórias de santos que são tão relevantes para nós”, conta a jovem que teve a oportunidade de realizar uma leitura na missa com o Papa Francisco. 

E o Papa surpreendeu a todos no evento, Maria Fernanda dos Santos, da CCA Anjo Gabriel, de Cambé/PR, conta que “o momento que mais me marcou foi quando o Papa passou de carro perto de mim e consegui vê-lo de perto. Aprendi que as crianças são importantes para a Igreja e o Papa valoriza as crianças, então tenho que ter fé e ajudar cada vez mais o Pobre e aqueles que precisam. Gostei muito da experiência, conheci várias crianças, crianças de outros lugares que não falavam português, mas a gente conseguia brincar todos juntos, e o momento que mais gostei foi no estádio, ver muitas crianças reunidas, alegres em estar com o Papa”, relembra a jovem. 

A Importância da Jornada para a Igreja e a Sociedade

A Jornada Mundial das Crianças é uma iniciativa que busca ressaltar a importância das crianças na Igreja e na sociedade. Cida, Coordenadora da CCA reforça: “esta Jornada vai ficar na história da Igreja e na CCA da SSVP no Brasil. É uma demonstração clara do quanto nossas crianças são importantes, devendo ser acolhidas, amadas e respeitadas em todos os seus direitos.”

O Papa Francisco, durante a missa na Praça de São Pedro, destacou: “A fé nos faz felizes. E acreditamos em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.” Ele também pediu para as crianças rezarem pela paz, pelos pais, pelos avós e pelas crianças doentes, comentou a Coordenadora.

Participação e Envolvimento da SSVP Brasil

A SSVP do Brasil teve um papel fundamental na organização e participação das famílias vicentinas na Jornada. A CCA motivou e encaminhou 18 vicentinos ao evento, representando o país com orgulho. “A participação de uma criança brasileira na leitura durante a missa com o Papa foi um reconhecimento importante da presença da SSVP na Jornada,” afirmou Cida.

A Jornada Mundial das Crianças proporcionou às crianças uma experiência de fé, aprendizado e intercâmbio cultural inestimável. Para as famílias, foi uma oportunidade de ver a grandiosidade da Igreja e refletir sobre o futuro das novas gerações. A próxima edição, marcada para 2026, já promete ser um evento ainda mais grandioso e inspirador.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY