32º Encontro Nacional da Juventude termina hoje

0
2318

Hoje se encerra o 32º Encontro Nacional da Juventude Vicentina da SSVP. O evento abordou o tema “Juventude: crises, cruzes e luzes”, inspirado no momento atual que a sociedade enfrenta, assim como na obra do Padre Zezinho, e reuniu  jovens coordenadores das Comissões de Jovens do Brasil inteiro, realizando uma integração, troca de experiência e muita reflexão acerca do assunto principal.

O encontro começou na sexta-feira, 29, e teve uma programação agitada, com palestras, workshops, atividades de integração e muito mais. A consócia Barbara Fragoso, coordenadora da CJ do Conselho Metropolitano de Maringá, contou que o evento começou com uma vigília. “ Nos fez refletir sobre as crises que passamos, as cruzes que carregamos e as luzes que podemos ser na vida das pessoas, em especial os nossos mestres e senhores, os Pobres. Tive o sentimento de estar sendo acolhida por Deus! Foi incrível!”, relata a coordenadora.

O confrade Vanderson Tiago dos Santos, coordenador da CJ do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, também se alegrou com o momento. “O encontro foi maravilhoso, foi o meu primeiro ENJ, superou todas as minhas expectativas.  Desde o primeiro momento,  na interação no grupo do WhatsApp, todo mundo mandando foto do caminho, foto que estavam indo, toda a expectativa e a ansiedade foram sendo  compartilhadas”, relata o confrade Vanderson.

Durante o sábado, os jovens tiveram uma das principais atividades do Encontro, a palestra da consócia Ada Ferreira. “Ela é uma pessoa maravilhosa, que tem um papel muito importante para a juventude vicentina no Brasil. Ela é oradora nacional e foi presidente do Conselho Nacional do Brasil”, conta o confrade Vanderson.

Segundo ele, a palestra da consócia fez os jovens refletirem sobre as crises que a juventude tem passado e quais as cruzes que os mais novos encontram na caminhada, assim como as luzes para superar os problemas. Em outras palestras, o tema principal foi abordado de diferentes formas, fazendo com as consócias e confrades de todo o país se questionassem sobre o momento em que estão vivendo, as mudanças da juventude ao longo dos anos e o papel dos mais jovens na sociedade vicentina.

Ainda no sábado, os jovens participaram de um talk show, “Café com Prosa”, com o confrade William Alves. O evento contou com a participação especial do presidente do CNB, confrade Cristian Reis da Luz e do presidente eleito, confrade Márcio José da Silva. “Foi um momento muito maravilhoso de descontração, fez a gente rir muito, mas foi de muita importância porque falou de pontos importantes da Juventude”, conta o coordenador da CJ , confrade Vanderson.

Para finalizar o dia, todos participaram do workshop com a profissional Izabela Domingues, sobre “Design Thinking na Resolução de Problemas Institucionais”. Durante a atividade foram apresentados problemas aos coordenadores, para que eles pudessem procurar meios de solucioná-los de forma objetiva e empática. “Podemos levar esse aprendizado as nossas conferências e metropolitanas, se houver um trabalho para solucionar e melhorar a Sociedade de São Vicente de Paulo, recrutar pessoas, melhorar a nossa comunicação, formar jovens para liderarem a sociedade, serem a luz em meio a essas crises e cruzes que temos vivido”, reforça o confrade Vanderson. 

Por fim, o encontro, segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens, a consócia Denise Ramos, teve como objetivo “promover uma reflexão crítica sobre como os jovens podem potencializar seus talentos na solução ou abrandamento de questões sociais preocupantes em nossa época, como podem de fato tornarem-se protagonistas de uma sociedade mais justa e solidária”.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY