Hoje, dia 4 de agosto, celebramos com grande alegria e emoção os 152 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil. Este marco é mais do que uma simples comemoração; é uma jornada de amor, dedicação e compromisso com os mais necessitados, um caminho traçado por corações generosos e mãos solidárias que, ao longo de mais de um século e meio, se uniram para fazer a diferença na vida de centenas de milhares pessoas.
:: OZANAM: um defensor dos direitos humanos e da justiça social
Desde sua chegada ao Brasil, a SSVP tem sido um farol de esperança, iluminando os caminhos de quem vive na escuridão da pobreza e do desamparo. Cada visita, cada palavra de conforto, cada gesto de caridade realizado pelos vicentinos, é um testemunho vivo do amor ao próximo, um reflexo do ensinamento de São Vicente de Paulo e do espírito visionário de Antonio Frederico Ozanam.
Ao olharmos para trás, vemos uma história rica em ações transformadoras. São incontáveis as famílias que receberam apoio, os jovens que encontraram oportunidades de estudo e crescimento, os enfermos que tiveram acesso a cuidados médicos, os idosos que receberam uma velhice digna e os lares que foram reconstruídos. Cada história é um capítulo de fé e de esperança, um testemunho de que, com compaixão e solidariedade, é possível mudar o mundo numa verdadeira Rede de Caridade, como sonharam os sete fundadores.
Celebrar os 152 anos da SSVP no Brasil é celebrar a força de uma comunidade grandiosa – a maior do mundo – que não mede esforços para estender a mão ao próximo. É agradecer a cada vicentino e vicentina que, com seu tempo e dedicação, constrói um legado de amor e serviço. É reconhecer que, em cada gesto, estamos tecendo a tão sonhada Rede de Caridade, com apoio e acolhimento que fortalecem nossa sociedade e aqueles que são tantas vezes esquecidos e invisíveis aos olhos da sociedade.
“Hoje, ao celebrarmos os 152 anos da presença da SSVP no Brasil, somos inspirados pela Conferência São José, a Conferência primaz do Brasil que, desde seus primeiros passos na cidade do Rio de Janeiro, espalhou a vocação vicentina por todo o país. Este marco não é apenas uma celebração, mas um convite para renovar nosso compromisso com o amor e a solidariedade que definem nossa missão. Cada gesto de caridade reflete o legado do beato Antonio Frederico Ozanam e seus amigos, e cada ação é uma extensão da nossa paixão pelo Pobre. Sigamos com coragem e esperança, sabendo que nossa vocação transforma vidas e ilumina o caminho para um futuro mais justo e acolhedor. Que a nossa fé e compromisso nos inspirem a continuar construindo, juntos, um mundo mais solidário e digno para todos”, afirma o 5º Vice-presidente da SSVP Brasil, Willian Alves.
Ele ressalta ainda que legado de Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, o Visconde de Aljezur (fundador da SSVP no Brasil e em Portugal), é essencial para a compreensão da SSVP no Brasil. “Sua visão e esforços ajudaram a enraizar a missão vicentina na cultura brasileira, estabelecendo um padrão de serviço e compaixão que ainda guia os vicentinos. Celebrar os 152 anos da SSVP no Brasil é também uma homenagem ao impacto duradouro do Visconde de Aljezur e um reconhecimento da importância contínua de sua contribuição para a missão de caridade e solidariedade da organização.”
Para a Vice-Presidente, Elisabete de Castro, a Bete, hoje realmente é dia de celebrar a chegada da SSVP em solo brasileiro. “São 152 anos de história, de caminhada. Muitos desafios, alegrias, momentos que é necessário se reinventar. Mas além de comemorar, é momento avaliar a nossa caminhada e reafirmar cada vez mais nosso compromisso de serviço aos Pobres, de continuar a caminhada vicentina e de contribuir para a sua continuidade, através das nossas ações diárias, do nosso testemunho de como é bom ser vicentino. Que através desse testemunho a gente possa encantar outras pessoas para seguirem na caminhada conosco e assim garantir que essa caminhada de serviço aos Pobres dure por décadas e décadas”.
Ela lembra ainda que é dia de render graças a Deus pela ação vicentina, pela vivência e vocação de milhares de vicentinos no Brasil, que semanalmente cuidam e lutam pela justiça social em favor dos Pobres. “Meus amigos, que possamos contribuir para a garantia da continuação da SSVP acolhendo, cuidando das nossas crianças, adolescentes, jovens, de cada vicentino que faz a SSVP acontecer no Brasil e no mundo”, finaliza.