Roda de Conversa da Juventude Online reúne mais de 150 participantes

0
2185
Participantes da Roda de Conversa da Juventude Online – Crédito da Imagem: divulgação SSVP

No último dia 07 de setembro, a Comissão Nacional de Jovens (CNJ) da Sociedade São Vicente de Paulo realizou uma Roda de Conversa Online, que reuniu mais de 150 jovens de todo o Brasil. A data foi escolhida pelos organizadores pois marca o que seria o encerramento do 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina, cuja realização não foi possível devido ao isolamento social necessário para contenção da pandemia do coronavírus.

Na ocasião, membros de cada uma das sete regiões puderam falar sobre suas vivências. A consócia Denise Ramos, coordenadora nacional da juventude, enfatizou que a comissão ainda tem o desejo de realizar o Fórum, assim que possível.  “Não dá pra mudar o que estamos vivendo, mas podemos dar o nosso melhor aqui e agora e quem sabe Deus não está preparando o nosso Fórum mais rápido do que imaginamos? Tenhamos fé, tudo vai passar e logo estaremos juntos no TERCEIRO FÓRUM NACIONAL DA JUVENTUDE, presencial, como ele deve ser”, afirmou.

Após as orações iniciais realizadas pelo confrade Cristian Reis, presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), a juventude participante teve a oportunidade de conhecer o novo Assessor Espiritual da SSVP no Brasil, Pe. Emanoel Bertunes, que conduziu um Momento de Espiritualidade bastante reflexivo.

Assim como seria no Fórum, o tema escolhido para direcionar as discussões foi “Juventude: Crises, Cruzes e Luzes”, encontrando inspiração no livro homônimo do Padre Zezinho, bastante referenciado na fala da coordenadora de jovens para a região 6, consócia Luiza Nayara, responsável por abordar a temática correlacionando-a ao contexto vicentino.

DIVISÕES TEMÁTICAS

Objetivando favorecer o debate e possibilitar a troca de ideias, foi proposta a divisão dos participantes em três grupos menores com temas específicos a serem mediados por confrades convidados previamente, foram eles:

Inovação Vicentina – Cfd. Wallace Lucas (@ProduçãoVicentina)

Os Vicentinos e a Cultura do Descarte – Cfd. Agnaldo Ferreira (Coordenandor da ECAFO-R2)

Revolução da Ternura na SSVP – Cfd. Willian Alves (Vice-Presidente Internacional para juventude, crianças e adolescentes)

FÓRUM NACIONAL DA JUVENTUDE

Inicialmente, a terceira edição do evento seria realizada no corrente ano entre os dias 4 e 7 de setembro, na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves, MG.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Comissão Nacional de Jovens da SSVP suspendeu a realização do evento em 2020 e, mesmo seguindo sem data prevista, pretende realizá-lo em 2021, antes do mês de setembro, quando será encerrado o mandato da atual gestão à frente do CNB.  

Kadu Ferraz – Coordenador de Jovens para a Região 6

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY