Estimados confrades e consócias, com alegria vamos celebrar a Festa de Pentecostes, pedindo ao Senhor que nos envie o Espírito Santo, Dom da Unidade e Dom da Paz.

Nesta Celebração, vamos reviver a unção e a graça vividas pela comunidade cristã no dia de Pentecostes. Reviver a alegria do aniversário do nascimento de nossa Igreja, comunidade de salvação, aberta a todos os povos e nações! Foi a presença do Espírito Santo, em forma de chamas ardentes, que espalhou pelo mundo a Boa Notícia de Jesus, morto e ressuscitado. A Igreja nasceu nas chamas de Pentecostes.

Cada Conferência Vicentina deve acolher o dom do Espírito Santo, derramado por Jesus Cristo no coração de seus discípulos e discípulas. Com e pelo Espírito Santo será possível viver para Deus e evangelizar com palavras e com o testemunho de nossa vida. Sobretudo os mais Pobres.

Desde o nosso Batismo e a Crisma, o Espírito Santo habita em nossa alma e produz aí os seus frutos e dons para nos conduzirem ao amor de Deus e ao serviço dos irmãos Pobres. Os frutos e Dons do Espírito Santo são indispensáveis à nossa santificação na vida cotidiana, e não apenas para as grandes obras.  Os Dons do Espírito Santo nos levam a penetrar na realidade deste mundo sob a luz de Deus; vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador e como caminho a Deus. Leva-nos a compreender o vestígio de Deus que há em cada ser criado. Nós fomos feitos para Deus e somente n’Ele podemos descansar.

Os Dons do Espírito Santo fortalecem o cristão vicentino para reconhecer o sentido do sofrimento no plano de Deus, que nos liberta, nos purifica e nos transforma.

Somos eleitos e ungidos pelo Espírito Santo, tornando-nos sinal do amor misericordioso do Pai no mundo, por isso, nos reunimos em Pentecostes para celebrar a expectativa da vinda do Espírito do Senhor.

Em todas as partes do mundo, nossa Igreja aguarda a visita do Consolador – o Espírito Santo e jubila-se porque n’Ele cremos, nos movemos e somos.

Nossa amada SSVP reza em Pentecostes por seu caminhar como o novo povo de Deus, nascido de uma Igreja Samaritana. Guiados pelo mesmo Espírito, na mesma fé e na obediência à mesma Palavra, vigiemos e celebremos o envio do Espírito do Pai e do Filho!

Amém!

Viva Pentecostes!

Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão -CM)

Assessor Espiritual do CNB

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY