Presidente do CNB sugere criatividade, perseverança e ousadia para vicentinos vencerem os desafios em 2021

0
3575

2021 começou repleto de desafios, trazidos pela pandemia sanitária que teve início em 2020. Para nós, vicentinos, o distanciamento social afetou profundamente as visitas aos assistidos e reuniões de Conferências.

Para enfrentarmos esses obstáculos e vencermos os desafios que se apresentam, nosso Presidente do CNB, Cristian Reis da Luz, preparou uma mensagem, convidando a todos a se reinventarem, no propósito de seguirmos firmes na missão de servir ao próximo, a fim de aliviar o sofrimento da humanidade.

Confira as palavras do confrade Cristian:

“Na alegria de um novo ano que se inicia, saúdo a cada um de vocês na esperança de dias melhores e da ação efetiva das nossas unidades vicentinas mesmo em tempo de pandemia.

No Boletim Brasileiro de novembro e dezembro de 2020 comentava que tivemos que parar, respirar, desaprender, aprender e reaprender… Em 2021 muitos desafios continuam e é necessário colocarmos a mão na massa, ousando, dialogando e agirmos para continuarmos tendo uma instituição firme no serviço aos mais Pobres, afinal, as demandas são contínuas, crescentes e nosso agir faz toda a diferença.

É importante que cada um de nós continuemos nos protegendo, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde- OMS, pois precisamos cuidar de nós para cuidarmos do próximo.

O Conselho Nacional do Brasil tem um grupo de estudos sobre o período pós pandemia e uma das ações será um encontro virtual com os presidentes de Conselhos Particulares e Conselhos Centrais no dia 20 de março. Posteriormente enviaremos maiores detalhes às unidades vicentinas.

Orientamos que busquem a criatividade para o acontecimento de nossas reuniões, sejam presenciais ou virtuais, no caso de presenciais, sempre atentando as orientações do munícipio e da OMS. Para as virtuais, caso tenha alguma dificuldade com as novas tecnologias, peça ajuda, reinvente e participe das reuniões.

Para os vicentinos que não usam novas tecnologias e não estão se reunindo, conclamo que aqueles que puderem, façam a impressão, tirem cópia dessa circular e de outros documentos e entreguem em mãos a esses vicentinos para que se mantenham informados e motivados!

Um dos materiais que podemos trabalhar para que todos tenham acesso é do ano temático da SSVP no Brasil, que nos leva à reflexão sobre AMIGOS para SERVIR, e deste grupo de amigos, um desafio ainda maior é nos apresentado em 2021: o do serviço efetivo e afetivo, a busca incessante de aliviar o sofrimento humano com criatividade, perseverança e ousadia. (Boletim Brasileiro jan/fev 2021).

Quero finalizar com a Carta apostólica em que o Papa Francisco convoca para o Ano de São José em 2021. Nessa carta Francisco cita “a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Que todos nós vicentinos sejam imitadores de São José para continuarmos firmes e perseverantes na caminhada de amor e serviço aos Pobres!

Conto com a colaboração de todos para que essa circular chegue nas mãos de todos os vicentinos brasileiros, juntos e unidos podemos mais! Fraternalmente.”

Cristian Reis da Luz

Presidente do Conselho Nacional do Brasil – SSVP

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY