Plantando a Promoção Social: SSVP estende a mão e ajuda jardineiro em Quixadá

0
3277
Projeto Social leva ajuda à jardineiro no sertão do Ceará

Dar o peixe em momentos de dificuldade é essencial, mas ensinar o assistido a pescar é uma das diretrizes da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo). Por meio de Projetos Sociais apoiados pela Sociedade é possível auxiliar os assistidos a mudar de vida e ajudar na questão econômica das famílias. Dentre os 41 Projetos selecionados no começo do ano para receber ajuda do CNB nas diversas conferências espalhados pelo Brasil, está o Plantando a Promoção Social, que está ajudando o assistido Francisco Paulo Ribeiro da Silva, o seu Paulo, a seguir com sua profissão e levar o sustento à família.

As mãos calejadas pelo uso de ferramentas e o rosto queimado do sol entregam a rotina diária de seu Paulo de acordar cedo e ir pelas casas da comunidade Pote Seco, em Quixadá, no sertão do Ceará, para fazer a jardinagem. Pelas mãos de seu Paulo, os jardins ganham cores, aromas e beleza, de acordo com o gosto do freguês.

Aos 56 anos de idade, seu Paulo trabalha há mais de 30 com jardinagem e vê no sorriso do cliente a satisfação de ter realizado seu trabalho. O ganha pão dessa família composta pela esposa e os sete filhos ficou mais difícil com a pandemia da Covid-19, pois muitos clientes ficaram com medo de abrir suas portas. Para piorar a situação, seu Paulo pegou a doença, de maneira leve, e ainda passou para a família, o que o tirou de atividades por dias. “Foi difícil com a pandemia. As pessoas tinham medo de deixar entrar para trabalhar com medo de pegar a doença. Isso dificultou muito. Mas estando com Deus, tudo dá certo e deu. Trabalho eu e Deus, então, não estou sozinho”, afirma o assistido.

O amor pelas flores, plantas e pela profissão é estampado no rosto do jardineiro Paulo

Ele foi contemplado com o Projeto Plantando a Promoção Social, da Conferência de Sagrada Família, com equipamentos para jardinagem como escada, tesoura, bicicleta. “A história do Seu Paulo chegou como tantas outras, como pedido de socorro. Ele tinha uma bicicleta, sem condições de uso, que utilizava para fazer o transporte dos equipamentos, do adubo natural que vende e sua locomoção da comunidade em que vive e a cidade, que ficam a três quilômetros de distância uma da outra. Com isso, seu trabalho estava sendo prejudicado e a família numerosa estava passando por dificuldades”, conta o presidente da Conferência Sagrada Família, o confrade Thiago Paulino do Nascimento.

Naquele momento a Conferência passou a assistir seu Paulo e sua família, que basicamente vivia com recursos de programas do Governo Federal, com cestas básicas e socorro material. “Sempre identificamos no seu Paulo grande alegria de viver, entusiasmo e paixão pela profissão. Vislumbramos a possibilidade de ajudar, via Projeto Social, não só com uma bicicleta nova, mas como escada, tesoura para poda e outros equipamentos essenciais e que ele não tinha os adequados, além de EPIs (Equipamentos Pessoais de Segurança). Com esses equipamentos ele poderá passar a ter renda maior, além de desenvolver com dignidade a profissão. Inserindo ele no Projeto, as necessidades dele, conseguimos essa ajuda”, lembra o confrade Thiago.

Além dos equipamentos, foi criada uma logomarca para cartões de visita e divulgação na Internet para que novos clientes possam ser obtidos, o fardamento (uniforme) com logo também foi um item dado a seu Paulo. A segurança do assistido também foi um fator de grande preocupação da Conferência, que investiu em EPI, como óculos, chapéu, luvas, caneleiras.

A entrega dos equipamentos foi feita em duas etapas: primeiro a bicicleta e depois os outros equipamentos, que aconteceu no último dia 30 de outubro. “A entrega foi marcada por muita felicidade e agradecimento. Foi uma comissão da Conferência Sagrada Família, os presidentes do Conselho Central, José Petrônio, e do Conselho Particular, José de Oliveira Neto, abençoados pelo Padre Filipe, da Paróquia Jesus, Maria, José, de Quixadá. Fizemos não só a entrega, mas também orientamos sobre como usar esse serviço com os equipamentos, com maior segurança e dignidade”, conta o confrade.

A ajuda, segundo seu Paulo, veio em boa hora. Com a escada multifuncional, ele poderá fazer a poda de árvores maiores, que não conseguia antes, e assim aumentar seus ganhos. Além do serviço de jardinagem em si, seu Paulo planta mudas, que depois são vendidas e plantadas nos jardins dos clientes e vendo o adubo.

“Estou adorando. A ajuda chegou numa hora muito boa. Eu estava precisando. Trabalho com amor, tenho uma família maravilhosa, amo esse povo de Quixadá, tenho muitos conhecidos aqui. Não tenho preguiça de trabalho. Tiro lixo, arrumo quintal, vendo adubo, faço jardim. Para trabalhar não me troco por cabra de 20 anos”, diz ele com a simplicidade da linguagem sertaneja, carregada de felicidade e amor.

Seu Paulo sempre demostrou muita perseverança, confiança em Deus e amor à jardinagem. Sem a ajuda da SSVP, o assistido não teria condições de investir nos equipamentos nem ter a chance de aumentar seus ganhos. O Projeto Social vai, com certeza, ajudar seu Paulo a fazer o que mais ama: ver o sorriso no rosto de seus clientes e levar beleza às casas e ruas de Quixadá.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY