Ozanam recebe homenagens de 9 mil vicentinos nesta manhã

0
2727
Festa reúne 9 mil vicentinos

 

O Centro de Eventos ‘Padre Vítor Coelho de Almeida’ ficou lotado na manhã de domingo (25). Mais de 9 mil vicentinos estiveram reunidos em torno de um mesmo ideal: o de render graças ao confrade Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da SSVP. Anualmente, os confrades e consócias de todo o país vão a Aparecida (SP) participar da Festa Regulamentar em honra a Ozanam, como também renovar o compromisso de servir aos Pobres.

As atividades começaram às 7h30, quando as imagens de Ozanam e São Vicente de Paulo foram entronizadas ao Centro de Eventos e muito aplaudidas pela plateia. Em seguida, começou o momento de espiritualidade. Os vicentinos rezaram e fizeram um pedido de paz. “A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo, e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas e que a Violência não é digna do ser humano. A violência destrói a dignidade, a vida e a liberdade”, alertou padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil.

Houve ainda uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Vicentinas conduziram um andor com a imagem da santa até o altar, ao som da invocação ‘Mariama’, um texto de Dom Hélder Câmara, em que ele pede o fim da injustiça social.

FORMAÇÃO PRINCIPAL

A formação principal foi conduzida pela consócia Vera Santos, da área do Conselho Metropolitano de Pouso Alegre (MG), sobre o tema ‘Na rede de caridade, servir Nossos Mestres e Senhores’.

Vera tem uma bonita história de vida. Foi assistida pela SSVP antes de se tornar vicentina. Recentemente, um câncer a acometeu. Ela conta que os vicentinos sempre estiveram ao lado dela e, por isso, conhece de perto a ‘rede de caridade’ e a importância dela, quando os vicentinos se unem para ajudar a quem precisa.

A consócia, aplaudida por diversas vezes pela plateia, pediu que a Romaria seja um momento de festa, mas acima de tudo, sirva de motivação para o trabalho que é desenvolvido na Conferência.  “Nós estamos aqui por causa dos Pobres, nossos Mestres e Senhores. É claro que a festa nos impulsiona à alegria, no entanto, precisamos que esta mesma felicidade de hoje seja levada aos assistidos. Será que vamos à casa dos assistidos com o mesmo entusiasmo?”, questiona.

MENSAGEM INTERNACIONAL

O Conselho Geral Internacional da SSVP, com sede em Paris (França), esteve representado pelo confrade  Júlio Marques de Lima. Além de explicar projetos que vêm sendo desenvolvidos em âmbito mundial, Júlio comentou sobre o trabalho vicentino brasileiro e que é referência para muitos Conselhos de outros países.

Representando a Família Vicentina, o padre Joelson Sotem (coordenador nacional) e a consócia Ada Ferreira (representante da SSVP no Conselho Nacional da Família Vicentina) relembraram os ‘400 Anos do Carisma Vicentina’, celebrados ano passado, e a importância de que os ideais de São Vicente norteiem a caminhada vicentina, principalmente na defesa da vida.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY