O 4º Centenário da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo está chegando

0
262

Hoje, 17 de abril, a Congregação da Missão (CM) completa seus 399 anos. E para marcar esta data tão importante, o Conselho Nacional do Brasil convidou o Coordenador Nacional da Família Vicentina e da preregrinação do movimento da Família Vicentina, Padre Edson Friedrichsen, CM, para falar sobre a proximidade dos 400 anos da Congregação.

No dia 17 de abril de 2023, o superior-geral da Congregação, Padre Tomaž Mavrič, CM, fez a Abertura oficial das celebrações em preparação ao ano jubilar, que aconteceu dentro de uma paraliturgia no Colégio Leoniano de Roma (transmitida pelo site cmglobal.org) – celebração essa similar ao rito de abertura da Porta Santa em um ano Jubilar.

Em carta preparatória de 15 de março de 2023, o superior-geral pediu a todos os membros da Congregação: “Queridos irmãos, Deus nos conduza a uma forte revitalização da nossa identidade espiritual e apostólica que conduza a uma digna celebração do 4º Centenário desta ‘Pequena Companhia’. Que cada dia seja, para cada um de nós, um tempo de conversão, de renovação, de retorno com entusiasmo a Jesus Cristo, nosso ‘Primeiro Amor’, para que, seguindo as inspirações de São Vicente de Paulo, possamos obter a graça de nos tornarmos ‘Místicos da Caridade’ no século XXI e além.”

O projeto foi elaborado para três anos e, assim, chegaremos em 2025, quando celebraremos os 400 anos da fundação da Congregação da Missão. E em 2026, à associação dos quatro primeiros missionários. Esses episódios têm em si motivos e sugestões suficientes para oração, reflexão, discernimento, eleição, programação e prática do Espírito de Jesus Cristo nos anos seguintes. Ainda assim, parece oportuno vinculá-lo às conclusões da 43ª Assembleia Geral, recentemente concluída, cujo tema foi “Revitalizar a Identidade da Congregação da Missão”.

Na realidade, esta celebração é mais uma oportunidade para abrir caminhos para revitalizar nossa identidade vicentina em sua espiritualidade missionária e na sinodalidade, segundo a proposta do Papa Francisco. Não há dúvida de que ambos os temas representam desafios importantes, sobretudo, para adaptar nosso carisma aos tempos que estamos vivendo e reacender nossa esperança.

Nossa proposta para celebrar este grande evento com dignidade é “aproveitar os anos de 2023, 2024 e 2025-26” como um momento de preparação, estudo, reflexão, aprendizado e consolidação da 43ª Assembleia Geral. Que Deus nos mostre os caminhos corretos para evangelizar os pobres neste “novo tempo” e crescer, um pouco mais, em nossa identificação com o carisma de São Vicente. Com os seguintes Objetivos.

– Objetivo geral: “Caminhar juntos na animação, formação e consolidação da espiritualidade missionária vicentina, a fim de revitalizar a identidade da Congregação da Missão”.

Objetivos específicos:

1. Dar graças a Deus por seu apoio à Congregação da Missão nestes 400 anos de existência, pedir perdão por nossas falhas e pedir sua bênção para continuar, com novo ardor, a missão de Deus em Jesus Cristo.

2. Aprofundar e atualizar o Espírito que levou São Vicente de Paulo a fundar a Congregação para a Evangelização dos Pobres, para que “caminhando juntos” procuremos e demos respostas adequadas aos desafios do nosso tempo.

3. Promover uma espiritualidade vicentina: “profética”, em “alcance missionário” e num “caminho sinodal” para revitalizar a vida pastoral do CM, de acordo com a Igreja e as reflexões do 43º CG (2022).

Com todas essas motivações as províncias e cada um dos membros da Congregação foram convidados a se renovar e renovar os votos de fidelidade ao Carisma de serviço aos Pobres. Cada uma das três províncias do Brasil terá atividades provinciais e também em conjunto, em que podemos destacar: peregrinação das relíquias e replica da imagem de São Vicente de Paulo pelo Brasil, abertura da porta do Jubileu na paroquia São Vicente de Paulo em Curitiba, no dia 17 de abril de 2024, Retiro Interprovincial no Santuário do Caraça em outubro de 2024, missões interprovinciais no mês de janeiro de 2025, e muitas outras atividades que estão em planejamento.

Que Deus nos abençoe neste tempo favorável e que possam surgir muitas vocações para a Família Vicentina.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY