Missão Jovem de Paulo Afonso já começou a dar frutos na Bahia

0
181
Nova Conferência fundada em Paulo Afonso/BA

Missão Jovem realizada em Paulo Afonso, na Bahia, no começo do ano, numa ação conjunta entre Departamento Missionário e Comissão de Jovens, já começou a render bons frutos na região. Seis Conferências já foram fundadas e o trabalho não para.

Mas antes de falar dos frutos, vamos lembrar um pouquinho do que foi essa Missão Jovem? Ela aconteceu entre os dias 19 e 27 de janeiro de 2024, com o tema “Simbora meu povo”.

A escolha de Paulo Afonso/BA como cenário para esta missão é motivada pela história e localização estratégica. As atividades vicentinas na cidade começaram em 1966, desempenhando um papel fundamental na promoção do trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo na região. No entanto, o Conselho Central de Paulo Afonso enfrenta desafios de renovação e necessita de uma nova geração de jovens vicentinos comprometidos. A Missão teve como objetivo resgatar, inspirar e recrutar novos membros para fortalecer a ação da SSVP na área.

E pelo visto, os objetivos estão sendo cumpridos, e com louvor. “A esplêndida realização das atividades missionárias na área do Conselho Central de Paulo Afonso foi sem dúvidas um grande investimento na base, que tem sortido muitos efeitos, fundação de Conferências, fortalecimento dos vínculos vicentinos e das unidades da área. As atividades de pós-missão e acompanhamento estão sendo realizadas pelos vicentinos locais e, em destaque pela juventude, que tem formado e acompanhado novas Conferências e recebido os novos aspirantes”, conta o Coordenador Nacional de Jovens, Geyson Tôrres de Lima, que é da cidade de Paulo Afonso.

Na cidade de Paulo Afonso, especificamente no bairro Tancredo Neves, já são duas novas Conferências formadas majoritariamente por jovens: a já fundada Santa Dulce dos Pobres e outra em encontros de formação. Além disso, a Conferência Menino Jesus de Praga, que estava desativada, voltou a se reunir.

Conferência Santa Dulce dos Pobres foi fundada Conferência Menino Jesus de Praga foi reativada

Na cidade de Glória, quem acompanha as novas Conferências rurais, na comunidade Porto da Serra, são os membros da Conferência Santa Luzia.

Em Santa Brígida, outro município bahiano, estão sendo formadas, com os encontros semanais, duas novas Conferências com públicos mistos (jovens e adultos).

Membros das duas Conferências em formação em Santa Brígida

Na cidade de Floresta, apesar de não ter surgido uma nova Conferência, a semente foi plantada e na semana passada houve uma reunião das irmãs Servas dos Pobres e seis pessoas interessadas em ingressar na SSVP.

Um dos jovens vicentinos que acompanham as atividades pós-missão, é Leonardo Felipe Lopes Soares, da Conferência São José de Anchieta, de Paulo Afonso. Ele conta como foi participar da Missão e agora ver as sementes plantadas germinarem. “Foi uma experiência única e marcante, a juventude local, em especial a minha Conferência, estava precisando dessa vivência. Unidos a jovens de várias regiões do país, com culturas e sotaques diferentes, juntos em busca do mesmo propósito. Eles cantavam, comemoravam e espalhavam carisma por onde passavam. Cada momento foi especial. No entanto, logo me deparei com uma grande incerteza: como seria após a partida desses missionários e qual seria o nosso próximo passo? Apesar de ser um vicentino proclamado há quase 7 anos, nunca antes me envolvi na fundação de novas Conferências. Contudo, poder hoje acompanhar esses jovens e vê-los cada vez mais comprometidos com as obras de caridade, encantados pelo carisma vicentino e o assumindo com amor, tornando-se fortes inspirações para outros que os observam, traz-me uma satisfação enorme. É um sentimento de trabalho bem-feito, mas, só estamos começando. ‘Simbora, meu povo!’”, conclama.

Leonardo de mochila pronta pra Missão: Simbora meu povo!

E quem pensa que as novas Conferências estão apenas se reunindo para a formação está muito enganado. A Comissão de Jovens do Conselho Central de Paulo Afonso 15 dias antes da Páscoa lançou um desafio e os novos integrantes aceitaram na hora: arrecadaram dinheiro para a confecção e entrega de ovos de Páscoa para as crianças das famílias assistidas. Como a distância era grande, nem todos puderam participar da confecção e da entrega, contudo, todos, sem exceção se engajaram na campanha de arrecadação dos fundos que tornaram a ação possível!

Como se vê, as Missões Jovens, unindo missionários e juventude, são um sucesso: reavivam o carisma de quem participa e cativa quem conhece, levando o sonho de Ozanam e seus amigos cada vez mais longe!

Jovens distribuem ovos de Páscoa confeccionado com dinheiro arrecadado em desafio com novas Conferências

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY