Livro do ano temático convida os vicentinos a refletirem sobre suas missões durante 2022

0
11730

Para o ano de 2022, o assunto do Ano Temático será “Missões: Saber Cuidar”. O objetivo é enfatizar como as atividades vicentinas são o caminho do cuidado para a nossa instituição e para os Pobres. “Em 2021, o tema foi ‘Amigo para Servir’, o que resgatou nossa origem, dos fundadores da SSVP que acreditavam e ousaram no serviço amoroso, junto aos mais pobres”, explica o confrade Cristian Reis da Luz, Presidente do Conselho Nacional do Brasil.

O livro foi escrito pelo confrade Eduardo Marques Almeida que, com base nos evangelhos que serão discutidos em 2022, fez uma reflexão da espiritualidade vicentina e da missão dos membros da SSVP junto com as pessoas carentes. No livro é destacado pontos cruciais dos trabalhos realizados nas conferências, como o cuidar dos amigos, da salvação de cada pessoa, dos Pobres e da busca por justiça social.

O tema relembra e destaca a missão da SSVP, de ser um braço de apoio para aqueles que precisam, buscando a santificação por meio de serviços sociais, levando respeito, amor, alegria e justiça social. “A partir do momento que temos consciência da nossa missão e que algo deve ser feito no mundo em que vivemos, nos perguntamos ‘o que devo fazer?’ e descobrimos isso através da Espiritualidade vicentina”, comenta o confrade.

O tema de 2022 indaga o vicentino a se perguntar “o que Vicente faria”, “o que Ozanam e seus amigos fariam” e, através dos ensinamentos da SSVP, se colocar à disposição daquelas pessoas que precisam da ajuda. “Nos últimos quatro anos trouxemos temas que abraçaram o nosso lema, ‘Servir nossos Mestres e Senhores’, e, finalizando essa gestão, deixamos de herança o livro ‘Missões: Saber Cuidar!’”, fala o confrade Cristian.

A obra convida a todos a refletir sobre os conhecimentos e a espiritualidade, para vivenciarem o tema proposto para 2022 e olharem com mais cuidado para os Pobres. “Somos chamados a renovar nossa vocação e nosso compromisso missionário com Jesus, com a igreja e com os nossos Mestres e Senhores, os Pobres”, finaliza o Presidente do Conselho Nacional do Brasil. 

O livro estará disponível a partir do dia 15 de dezembro  e pode ser encontrado nos Conselhos Metropolitanos, no Conselho Nacional do Brasil e também no site: https://loja.ssvpbrasil.org.br/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY