Vicentinos conhecem trabalho colaborativo da FV e ações internacionais da SSVP

0
2215
Participantes da Plenária 2017

 

Após a eleição do novo presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), que culminou na vitória do confrade Cristian Reis, as atividades da Plenária Nacional continuaram na tarde deste sábado, em Brasília (DF).

 

Houve a apresentação da relação de contemplados pelos Projetos Sociais em 2017 (segue link de matéria anteriormente publicada sobre o assunto: http://www.ssvpbrasil.com.br/?p=1756) e também foi entregue a primeira Carta de União de Obra Unida da SSVP ao Lar de Velhinhos de Ubiratã, na área do Conselho Metropolitano de Curitiba (PR). O documento é a comprovação de que a Unidade Vicentina cumpriu todas as diretrizes necessárias para a garantia da qualidade de vida dos idosos que vivem asilados, tanto na parte administrativa, quanto no bom relacionamento com os internos.

Em seguida, dentro das comemorações pelos 400 anos do

Padre Alexandre Nahass
Padre Alexandre Nahass

Carisma Vicentino, o padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM) apresentou ao público uma iniciativa feita de forma colaborativa entre a Família Vicentina, já que uma das metas da celebração é integrar as instituições e entidades criadas por São Vicente de Paulo ou inspiradas nele.

A ação colaborativa funciona em Duque de Caxias (RJ), onde a Congregação da Missão (CM), a SSVP e Filhas da Caridade (FC) estão trabalhando juntas na Casa da Solidariedade, um espaço que serve comida e oferece banho a moradores de rua.

Segundo padre Alexandre, o projeto ainda está em fase inicial, mas serve de inspiração para que outras medidas sejam tomadas em favor dos Pobres. “Celebrar a data é muito importante, no entanto, precisamos de um serviço efetivo. Precisamos ser ousados na prática da caridade”.

Presente à Plenária, o confrade Júlio César Marques, membro do Conselho Geral Internacional (CGI), informou sobre os avanços e desafios que os países veem enfrentando, inclusive em alguns, os Conselhos Nacionais não possuem nem sede por falta de recursos.

Um dos projetos interessantes que o CGI vem trabalhando é

Confrade Júlio Marques
Confrade Júlio Marques

em prol da regulamentação de Conferência de Família, um tipo de Unidade Vicentina muito comum na Itália, em que todos os membros são integrantes de um mesmo grupo familiar.

A boa notícia da tarde foi

Confrade Renato Lima
Confrade Renato Lima

dada pelo confrade Renato Lima, presidente internacional da SSVP, que é brasileiro. De acordo com ele, a “canonização de Ozanam está próxima”. O presidente disse que não poderia fornecer mais informações, mas garantiu que os vicentinos terão em breve a alegria de saber que o principal fundador da SSVP foi elevado à condição de santo.

Após as palestras, as lideranças vicentinas se organizaram em grupos por regiões. O intuito foi discutir as ações da atual diretoria nos últimos quatro anos. A diretoria do CNB também fez reunião de avaliação.

A última atividade será uma Vigília de Pentecostes.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY