Santa Casa de Tanabi adere à campanha de doação de sangue promovendo palestras e doação de sangue entre os funcionários

0
740
Funcionários da Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi ao término da palestra sobre a doação de sangue

A doação de sangue é um gesto simples que salva até 4 vidas em apenas uma doação. E a Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi/SP aderiu à campanha, promovendo entre os funcionários e colaboradores palestras, finalizando com a doação no Hemocentro de São José do Rio Preto/SP. A iniciativa aconteceu em junho.

:: ‘Junho vermelho’ – tem gente precisando de ajuda

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solitário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.

Durante a campanha ocorrida em junho, mês conhecido como “junho vermelho”, os brasileiros são incentivados a adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. Com objetivo de manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Com isso, a Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi, Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na área do Conselho Metropolitano (CP) de São José do Rio Preto vinculada ao Conselho Central de Tanabi/SP, promoveu uma série de palestras com os seus funcionários e colaboradores falando sobre os mitos e verdades, tirando as dúvidas e mostrando os critérios para quem pode doar sangue. 

“O objetivo da palestra foi a conscientização aos colaboradores da Santa Casa de Tanabi para que eles possam se sensibilizarem para estarem indo fazer a doação”, comenta Claudete Menin, enfermeira que ministrou a palestra aos funcionários.

Quem pode doar:

• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias.

• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.

• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca.

• Homens e mulheres que tenham mais de 50 kg.

• Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação.

• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação.

• Que tenha feito exame de endoscopia há mais de 6 meses.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY