A cidade de Quito, no Equador, recebe de quinta (15) até domingo (19) lideranças vicentinas para o VI Encontro Ibero-americano da SSVP. O Brasil está representado pelo confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional.
O evento é promovido pelo Conselho Geral Internacional, por meio das Vice-presidências Territoriais Internacionais América 1 (América do Norte e Caribe), América 2 (América Central e Caribe) e América 3 (América do Sul), sob coordenação do Conselho Nacional do Equador. São cerca de 60 participantes, representando 28 países.
Segundo o confrade Cristian Reis, a experiência de conviver com vicentinos de regiões e realidades diferentes é enriquecedora. “Tenho visto os desafios e os avanços de nossos irmãos vicentinos de outros países. As minhas expectativas até o final do evento são as melhores possíveis. Teremos diversas atividades que contribuirão na minha formação para eu voltar ao Brasil com muita informação na bagagem”.
O encontro terá como propósito discutir o papel do coordenador dos Conselhos Nacionais da SSVP em cada país, objetivando a “Organização, planejamento e desenvolvimento dos Conselhos“. Temas como aspectos legais, planejamento estratégico, planejamento da formação vicentina e origem do papel do coordenador dos Conselhos serão trabalhados.
Apesar do aspecto administrativo, as lideranças vicentinas não têm se distanciado da causa principal da SSVP, que é o serviço prestado aos Pobres. Ontem, durante a Santa Missa, o padre Guido Molina ressaltou: “Jesus, quando perguntado qual era o principal mandamento, disse: ‘Amar a teu Deus com todo coração, com toda a sua alma e com todo o seu ser; o segundo é amar ao teu próximo como a ti mesmo’. Portanto, servir ao Pobre é servir a Cristo. Os vicentinos devem sempre ser como os bons samaritanos, fazendo obras de misericórdia nos aspectos materiais e espirituais das vidas dos Pobres”.
A última edição do Encontro Ibero-americano da SSVP foi realizada em 2012, na Colômbia.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL