Padre Allan é o novo Assessor Espiritual do CNB

0
3701

A Assessoria Espiritual do CNB ganhou um grande reforço nos últimos tempos: o novo Assessor Espiritual, Padre Allan Júnio Ferreira – CM. Padre Emanoel Bedê, que também é da Congregação da Missão, segue na equipe auxiliando os trabalhos. Vamos, então, conhecer a história do Padre Allan?

O Padre Allan Júnio Ferreira nasceu em Mariana/MG, em 13 de agosto de 1991, mas foi criado em Ouro Preto/MG. Filho mais novo de Maria Evangelista Eleotério Ferreira e Antônio do Carmo Ferreira, é irmão de Christian, Giselle Aparecida e Éverton.

Pe. Allan ingressou no seminário da Congregação da Missão no ano de 2017, em Belo Horizonte/MG, na etapa do Propedêutico. “A minha vocação nasceu dentro da família. Cresci em um ambiente católico e piedoso. Com o testemunho dos meus pais, aprendi a amar as pastorais e movimentos, sobretudo os círculos bíblicos e a Pastoral da Juventude, dos quais participei ativamente. Também alimentei minha fé a partir do compromisso comunitário, participando dos conselhos pastorais da paróquia Santa Efigênia em Ouro Preto, minha paróquia de origem”, lembra.

Ele fez os estudos de Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, hoje Faculdade Dom Luciano Mendes, e de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. No ano de 2019, ingressou no Seminário Interno Lazarista (noviciado), tornando-se membro admitido da Congregação da Missão. Emitiu os votos perpétuos em 2021 e foi ordenado diácono em abril de 2022 pelas mãos de Dom Júlio César, bispo auxiliar de Belo Horizonte. Foi ordenado presbítero no dia 4 de fevereiro de 2023, pelas mãos de Dom Lauro Versiani Barbosa, bispo diocesano de Colatina/ES.

Pe. Allan exerceu suas atividades pastorais nas comunidades da Paróquia Pai Misericordioso em Belo Horizonte e, atualmente, é animador vocacional provincial, iniciando agora o trabalho como assessor do Conselho Nacional do Brasil da SSVP.

“O meu contato com a SSVP foi a partir dessa vivência pastoral, tanto na paróquia quanto nos trabalhos de acompanhamento pastoral durante o seminário. Apesar de nunca ter sido membro da SSVP, eu me encantava com sua espiritualidade e seu compromisso com os pobres. Recordo de uma assessoria dada por alguns membros da SSVP durante meu período de noviciado. Eu me perguntava: como eles dão conta de tudo isso? Era admirável a paixão com que falavam dos trabalhos das Conferências, das Obras Unidas e das visitas aos assistidos”, recorda.

Ele relembra que a SSVP também fez parte de sua formação. “Durante meu período no seminário, fui contemplado com a bolsa sacerdotal do Metropolitano de Contagem/MG, que ajuda muitos seminaristas, especialmente os da Congregação da Missão. Sou grato aos confrades e consócias do Conselho Metropolitano de Contagem por essa ajuda, que não é apenas financeira, mas também espiritual. Com isso, a SSVP também fez parte da minha formação e da minha história.”

Padre Emanoel, que deixa o cargo, é só elogios a Padre Allan. “Após quatro anos à frente da Assessoria Espiritual do CNB, me despeço como o coração grato a tudo o que aprendi. E me sucede o Padre Allan, um jovem, com muita vontade, garra, gás e ideias novas. Não tenho dúvidas que ele vai seguir honrando a tradição da nossa Província do Rio de Janeiro, da Congregação da Missão. Ele é um grande conhecedor da espiritualidade vicentina, o que o capacita e o credencia a atender de maneira muito competente às necessidades da SSVP. É assim que eu o apresento: muito zeloso com tudo o que faz, no atendimento aos Pobres, aos vicentinos, e vai continuar fazendo esse nosso trabalho enquanto missionários vicentinos. Ele é um animador vocacional da nossa Província e acredito muito que ele vai suscitar vocações tanto na SSVP quanto nos diversos Ramos da Família Vicentina. As bênçãos de Deus para o Padre Allan”, deseja.

Sobre o novo desafio, Padre Allan conta: “No mês de junho, tive uma grande surpresa quando nosso provincial me fez o convite para ser o novo assessor espiritual do CNB. Vi a grande responsabilidade da missão, mas acolhi com alegria a indicação. Agradeço ao Pe. Emanoel Bedê, que desde o início tem sido muito solícito nesse processo de transição. Que Deus o abençoe e o recompense por todo o bem realizado. Quero saudar a todos os vicentinos e me colocar à disposição para o que for possível. Peço que rezem por mim e que façamos uma boa caminhada juntos! Deus abençoe a todos!”, finaliza.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY