A Segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, esteve no Lar Casa São Francisco de Assis, em São João de Meriti/RJ, no dia 25 de julho, para entregar os equipamentos do projeto do Governo Federal “Padaria Artesanal”. Com essa iniciativa, a Unidade Vicentina (vinculada ao Conselho Central Duque de Caxias e ao Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro) será uma das primeiras do estado a participar do projeto, que visa à geração de renda e à melhoria da alimentação dos idosos.
As negociações para que a Casa São Francisco de Assis integrasse o projeto começaram em junho, quando a Segunda-dama visitou o local e conheceu os internos. “Foi tudo uma grande surpresa, pois nosso assistente social, Vilson Bezerra, a seguia no Instagram e entrou em contato com a equipe dela ao saber do projeto, para falar sobre o Lar. Tempos depois, ela veio até aqui, conheceu o espaço e anunciou que traria o projeto para o Rio de Janeiro. Sabíamos que poderíamos ser contemplados, mas não tínhamos certeza até que fomos informados dois dias antes, no dia 23, que ela voltaria ao Lar. Quando chegou, no dia 25, já estava com todo o equipamento que seria doado”, lembra a secretária da diretoria do Lar, Maria Antônia Vieira da Rocha.
O Lar recebeu um forno industrial, uma mesa de inox para manuseio de massa, um liquidificador industrial e nove formas para pão, que serão utilizados assim que a reforma da cozinha, já em andamento antes mesmo da novidade, for concluída e o curso de capacitação para os indicados pela Unidade Vicentina for realizado.
Idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, o projeto capacita os multiplicadores por meio de técnicas simples, sem a exigência de estrutura profissional, abordando também temas como higiene, empreendedorismo e formalização. Ou seja, além de fabricar pães para consumo dos idosos e para venda, o Lar também capacitará a comunidade na arte de fazer pão artesanal.
Animada, a diretoria do Lar agora aguarda o início das aulas que serão ministradas pela Fundação Cristo Redentor. “Primeiro, a Fundação receberá o curso para depois repassá-lo para nós. Feito isso, começaremos a produção e nos tornaremos agentes multiplicadores na comunidade”, conta Maria, empolgada.
Além de Maria, estavam presentes na entrega o conselheiro fiscal do Lar, Sebastião Ferreira, o assistente social Vilson Bezerra, a agente administrativa do Lar, Jeanne Maria Albuquerque, e representantes da Fundação Cristo Redentor.
Hoje, a Casa São Francisco de Assis compra e serve 130 pães diariamente. Para a diretoria, há vários motivos para comemorar. “A padaria artesanal vai nos ajudar muito, pois não precisaremos mais comprar pão para a alimentação dos idosos, teremos um alimento mais saudável, feito com fermentação natural, e ainda poderemos vender produtos em dias de visitas e festas, por exemplo. Ou seja, vamos proporcionar mais qualidade de vida aos nossos idosos e ainda gerar renda para o Lar. Além disso, faremos o bem à comunidade e a outras entidades, ministrando cursos”, relata Maria.
Agora, resta apenas aguardar o curso para iniciar a produção.