No último fim de semana, Sumaré/SP foi palco de um dos maiores eventos da juventude vicentina do mundo: o 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina. Reunindo aproximadamente 2 mil jovens de diferentes estados brasileiros, o encontro teve como tema “Juventude, Rosto Vivo de Ozanam”. Além disso, em paralelo, aconteceu o 1º Encontro Pan-americano de Delegados Nacionais da Juventude, que contou com a participação de representantes de 34 países das Américas. Juntos, todos vivenciaram um momento único de aprendizado, troca de experiências e reafirmação da missão vicentina.
O Fórum teve uma agenda intensa e cheia de emoções. Oficinas, palestras, momentos de espiritualidade e depoimentos tocantes marcaram o evento, proporcionando uma verdadeira imersão na vida e nos valores vicentinos. No segundo dia, um dos momentos mais emocionantes foi o testemunho de Dilson e Keller Alves, pais de Karoline Alves, uma jovem consócia vítima de um atentado em sua escola. A história de fé e amor que Karoline deixou na Sociedade de São Vicente de Paulo comoveu a todos e reforçou o espírito de caridade entre os jovens presentes.
O presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB) da SSVP, Márcio José da Silva, destacou a importância desse encontro para o futuro da Sociedade: “a juventude hoje não é mais o futuro da Sociedade de São Vicente de Paulo, é o presente. Eles já estão assumindo responsabilidades, administrando unidades e ajudando a fortalecer o trabalho de caridade que fazemos todas as semanas.”
A entrega da Benção Apostólica do Papa Francisco à Juventude Vicentina também foi um momento marcante, reforçando a importância do trabalho dos jovens na Igreja. Juan Manuel Buergo Gomez, presidente do Conselho Geral Internacional (CGI) da SSVP, que esteve presente no evento, destacou a relevância da participação jovem: “levo um sentimento que a Juventude Vicentina do Brasil vive a Sociedade de São Vicente de Paulo. De dentro, pela fé, conhecem a Frederico Ozanam e sabem que não estamos aqui só para fazermos caridade, mas sim porque somos uma rede de amigos e que depois fazemos a caridade. Os jovens daqui têm isso muito bem interiorizado. Por isso levo o que vivi aqui para as próximas reuniões de juventude, sobretudo no jubileu do próximo ano. Haverá um grande número de jovens vicentinos e de vicentinos do Brasil. E essa é a emoção de quem está de dentro. De saber que estão fazendo o bem aos demais e a eles mesmos”.
O último dia do Fórum foi marcado por despedidas emocionadas e palestras inspiradoras. Para Larissa Trindade Leão, de Brasília/DF, o evento foi uma experiência única: “sensacional! É muito bom poder trocar experiências com outros vicentinos. Isso nos torna melhores em nossas bases e mais preparados para atuar nas nossas comunidades.”
Emanuelle Cristina Raimundo, de São José do Rio Preto/SP, que participou pela primeira vez, compartilhou seu entusiasmo: “eu nunca tinha visto tanta gente jovem envolvida. Isso me motiva a continuar e perseverar no movimento vicentino.”
Com uma programação diversa, o Fórum deixou um legado profundo nos participantes, fortalecendo a rede de amizade e compromisso com a missão vicentina. Geyson Tôrres de Lima, Coordenador Nacional de Jovens, celebrou o sucesso do evento: “o nosso sentimento é de missão cumprida. Esse foi, sem dúvida, um excelente evento e todos saem daqui com uma bagagem importante para serem o rosto vivo de Ozanam em suas comunidades.”
O 3º Fórum Nacional da Juventude Vicentina reafirmou o papel crucial dos jovens na SSVP, mostrando que o compromisso com a caridade e a fé continua vivo e cada vez mais forte entre as novas gerações.
Relembre dos melhores momentos na Galeria Vicentina.