II Encontro da Região V reflete sobre ser vicentino no dia a dia

0
342

O II Encontro da Região V foi realizado no último final de semana, de 22 a 24 de novembro, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília/DF. Cerca de 70 pessoas, entre integrantes do dos Conselhos Metropolitanos de Anápolis, Brasília, Goiânia, Patos de Minas e Uberaba com seus respectivos Conselhos Centrais, suas Coordenações e Departamentos puderam refletir sobre o tema “Vocação – despertar, cativar e cultivar”.

Com uma programação intensa, a sexta-feira foi iniciada com adoração ao santíssimo coordenada pela comissão de jovens Regional da Região.

No sábado, a equipe regional de CCAs comandou as orações na manhã e o tema principal foi explanado pela Irmã Emília Pereira de Oliveira – FC; Padre Sebastião Paulino da Silva, da Diocese de Patos de Minas, levou aos participantes um momento especial com o o teatro vivo, e o 2 Vice-presidente do CNB, Jean de Morais Araújo explicou partes da Regra, através de perguntas e respostas. O encerramento das atividades do dia ficou por conta da Irmã Emília, com as orações de Nossa Senhora das Graças, seguidas de uma confraternização com a brincadeira de jogo de bingo, com prendas levadas pelos participantes.

No domingo, o dia começou com a Santa Missa da comunidade local, presidida pelo Padre Scoth Randal Paine. O 5º Vice-presidente do CNB, Willian Alves, fez uma palestra sobre o tema “Fazer o que é certo” e o Coordenador Nacional do Decom, Allan Ribeiro falou sobre “comunicação vicentina”.

Encerrando o encontro, os presidentes dos Conselhos Metropolitanos e as Coordenações Regionais tiveram um momento de fala, destacando a despedida dos representante do Conselho Metropolitano de Anápolis/GO, Reginaldo Lima Soares, e de Brasília/DF, José Alves Gerônimo, em virtude do encerramento dos mandatos. O evento ainda contou com dinâmicas e um varal solidário, no qual os participantes levaram suas camisetas da SSVP e puderam trocar.

“O encontro foi de muita espiritualidade e com temas que nos levaram a refletir sobre o trabalho vicentino no seu dia a dia, não deixando de lado a família, o Pobre que socorremos e a Igreja. Com a presença de 70 lideranças Vicentinas, o Encontro alcançou seu objetivo sobre nossa missão e carisma para melhor servir os nossos Mestres e Senhores. Tenho certeza de que ele foi realizado com 100% das bênçãos de Deus, São Vicente, Ozanam e nossa Senhora do Carmo, padroeira da Região”, avaliou a Vice-presidente regional, Vânia de Fátima Garcia Siebert.

E a percepção de Vânia não poderia estar mais correta. O Encontro encantou os participantes e os levou para casa com os corações cheios de reflexões e certezas. “Na obra literária ‘O pequeno príncipe’ e principalmente após palestra da irmã Emília de sábado passado, a frase ‘tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’, sempre me pegou… Será que tenho tanta influência sobre os outros, e os outros exercem tanta influência sobre mim? Uma das magias da literatura é podermos dar significados diferentes para aquilo que lemos, mas enquanto vicentina, a irmã Emília observou o todo, em sua fala, e não ficou só o sentido isolado, mas sim mostrou todos os recursos que foram construídos para se chegar no trecho e na relação com a espiritualidade vicentina”, conclui Enzio Duarte, Coordenador do Decom de Goiânia/GO.

Confira alguns momentos do Econtro:

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY