Desde quinta-feira (23), a Sociedade de São Vicente de Paulo em Passo Fundo (Rio Grande do Sul) tem sido incansável no cuidado aos 48 moradores e 40 funcionários do Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz, Obra Unida da SSVP. Dois residentes estão internados com o novo Coronavírus, e 16 apresentaram os sintomas mais brandos da doença. Eles permanecem no Lar, porque não necessitaram até o momento de procedimentos hospitalares.
Há um surto do Covid-19 no município, e a hipótese mais provável para a contaminação é de que o vírus tenha sido repassado aos idosos por algum funcionário, já que as visitas estão suspensas desde o início da pandemia, assim como a saída dos internos.
O presidente do Lar, confrade Jonatha dos Santos de Souza, explica que desde a primeira confirmação, a Unidade Vicentina não tem medido esforços para que todos os idosos tenham tratamento adequado. O monitoramento tem sido 24h.
O Lar pagou exames para todos os moradores e funcionários. Os idosos fizeram ainda eletrocardiograma para atestar a saúde do coração deles.
Além dos funcionários que já trabalham na instituição, há uma equipe acompanhando o caso. Ela é formada por infectologista, geriatra, cardiologista, médico do trabalho e engenheiro do trabalho. “Nós não vamos economizar nem um centavo na segurança de nossos idosos. O importante agora é a saúde de todos eles”, defende o confrade Jonatha Souza.
Outra preocupação é com o psicológico dos moradores. Para isso, os cuidados sanitários propostos pelos infectologistas são de que ocorra o mínimo de interferência possível na rotina dos idosos.
Os funcionários estão trabalhando totalmente paramentados, preservando a segurança deles próprios e dos moradores do Lar.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL