O segundo dia da Plenária Nacional, realizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), chegou ao fim por volta das 21h deste sábado (4). Depois de quase 7 horas de discussões, os 59 vicentinos com direito a voto tomaram importantes decisões relacionadas ao futuro da SSVP, dentre elas, aprovaram uma Comissão para estudar a Regra – principal documento da instituição – que vai analisar todo o texto que a integra, sugerindo alterações voltadas a beneficiarem os interesses da SSVP e dos Pobres. Depois do estudo pronto, ele será votado em assembleia.
As Unidades de todo país poderão opinar sobre as possíveis alterações. Tendo em vista o longo curso deste projeto, a Regra edição 2015 continua regulamentando os trabalhos dos vicentinos no Brasil. Como todos os artigos serão analisados, não é possível saber quais podem sofrer mudanças.
Até o início de fevereiro, a Comissão deverá apresentar o cronograma das atividades que serão desenvolvidas do início até a conclusão do estudo.
Apenas vicentinos podem ocupar encargos em Obras Unidas
Por maioria dos votos, ficou decidido que apenas vicentinos poderão concorrer à presidência de Obras Unidas. No Estatuto anteriormente lançado, abria-se brechas para que candidatos não vicentinos concorressem, o que acaba de ser derrubado pela assembleia.
Ainda sobre Estatutos, os do CNB e Obras Unidas passaram por reformulações. Os modelos alterados serão divulgados em breve pelo Departamento de Normatização e Orientação (Denor), e publicados no site SSVPBRASIL, assim como o novo Regimento Interno do Conselho Nacional que também passou por reformulações.
O novo Estatuto de Obras Unidas precisa ser adotado pelas Unidades Vicentinas até 4 de novembro de 2018, no entanto, a diretoria aconselha que as Unidades Vicentinas o coloquem em prática o mais rápido possível.
Aprovações
Depois de análises e melhorias na redação dos textos, a assembleia ainda votou as Instruções Normativas sobre: Eleição, Transição e Posse; alienação de bens imóveis; utilização de veículos e normas de Secretaria. Aprovaram-se ainda: a proposta orçamentária do CNB; o calendário de encontros nacionais, a possibilidade de desdobramentos dos Conselhos Metropolitanos Bauru, Curitiba e Goiânia, e os nomes dos vicentinos que vão integrar a Comissão de Ética da SSVP.
Sobre as reuniões do Conselho Nacional ficou decidido que, a partir do próximo ano, quatro delas serão realizadas nas Regiões, seguindo a seguinte programação: em março na Região VII; em junho na Região III; em setembro na Região VI e dezembro na Região I. As demais acontecem no Rio de Janeiro, na sede do Conselho Nacional do Brasil. Excepcionalmente no ano de 2018, em novembro, a reunião de diretoria será junto ao Encontro do Departamento de Comunicação, promovido em Osasco (SP).
Em 2019, o novo calendário será divulgado posteriormente.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL